» mais
Comentar           Imprimir
Agronegócio
Sexta, 21 de abril de 2017, 10h06

Mais de 150 pessoas celebraram o Dia Nacional da Conservação do Solo


A Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ) celebrou o 15 de abril (Dia Nacional da Conservação do Solo) com dois eventos: no dia 12 de abril 120 visitantes escutaram palestras e participaram de oficinas; já no dia 18, um grupo de aproximadamente 50 empregados da Fiocruz conheceu a Unidade Demonstrativa Francesco Palmieri.

“Creio que os objetivos técnicos e de transferência de tecnologias foram alcançados”, conta o pesquisador da Embrapa Solos Claudio Capeche.”Houve uma avaliação positiva dos visitantes, pude sentir pelos comentários e agradecimentos à organização pelas atividades realizadas e conhecimentos repassados”.

12 de abril

No dia 12 a maior parte dos visitantes estava ligada à educação: alunos do Centro Interescolar de Agropecuária José Francisco Lippi (Teresópolis), do Colégio Estadual Agrícola José Soares Júnior (Itaboraí) e do Centro Universitário Anhanguera (Niterói). Professores e alunos da UFRRJ, UFRJ, UERJ, UFF, UVA e UFLA também estiveram presentes.

O Claudio Capeche iniciou os trabalhos apresentando a palestra ‘Reflexões sobre manejo e conservação de solo e água’, que fez um pequeno histórico da conservação do solo no Brasil e no mundo e o desenvolvimento das ações de pesquisa em solos ao longo de 70 de história, destacando a criação da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo e da Comissão de Solos, duas das principais instituições responsáveis pelo avanço do conhecimento sobre os solos brasileiros. O pesquisador também discorreu sobre a criação de um espaço para a divulgação e a transferência de tecnologia em conservação do solo e água na Embrapa Solos, a Unidade Demonstrativa Francesco Palmieri, onde podem ser observadas algumas práticas agronômicas conservacionistas como compostagem, terraço e bacia de retenção, curva de nível, cobertura morta, plantio direto, adubação verde, fixação biológica de nitrogênio, consórcio e rotação de culturas, cordão vegetado etc. Por fim, Capeche demonstrou ações de transferência de tecnologia da Embrapa Solos, associando técnicas de engenharia civil e agronômicas, utilizadas na recuperação de encostas que sofreram deslizamentos nas chuvas de 2011, que afetaram a Região Serrana do estado do Rio de Janeiro.

Após as palestras o grupo visitou a Unidade Demonstrativa Francesco Palmieri, que foi reinaugurada no evento.

Logo depois aconteceram oficinas práticas de infiltração de água no solo, utilizando três equipamentos: infiltrômetro de anel, permeâmetro de Guelph e infiltrômetro de tensão.

Finalizando o dia os visitantes receberam mais de 100 mudas de capim vetiver e 80 mudas de espécies nativas do Bioma Cerrado.

18 de abril

Já no dia 18 a visita foi de 50 empregados da Fiocruz, Campus Manguinhos. A abertura e apresentação para o grupo foram feitas pelo pesquisador da Embrapa Solos Renato de Aragão, que discorreu sobre a importância das ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Embrapa no Brasil e no mundo e, em seguida, sobre ações específicas do centro de pesquisa carioca nos diferentes campos de atuação nacional e internacional.

Claudio Capeche falou sobre o histórico das ações de conservação e do desenvolvimento das pesquisas em solo no Brasil, a origem e diversidade dos solos no Brasil, os problemas de degradação ambiental causados pelo mau uso dos solos, da água e da vegetação, as práticas agronômicas conservacionistas e de recuperação de áreas degradadas e as ações de educação ambiental e de transferência de tecnologias.

Os visitantes da Fiocruz também visitaram a Unidade Demonstrativa Francesco Palmieri e receberam mudas de capim vetiver. 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Você defende que a ferrovia passe por Cuiabá?

Sim, pois incrementará a economia.
Não, pois não temos produtos em volume necessários.
Indiferente
Outro problema como o VLT
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114