Cuiabá | MT 16/04/2024
Agro
Terça, 25 de abril de 2017, 06h03

Circuito Tecnológico Etapa Milho faz raio-X da produção em Mato Grosso


Visitar em apenas cinco dias 240 fazendas produtoras de milho em 35 municípios de Mato Grosso, estado que mais produz o cereal no Brasil, percorrendo quase seis mil quilômetros. Essas são as metas do Circuito Tecnológico - Etapa Milho, evento em sua quarta edição que acontece de 24 a 28 de abril. Realizado pela Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso) e pela Embrapa, com apoio do Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária), o circuito deste ano abordará os temas “fitossanidade”, “cultivares”, “preparo e manejo do solo”, “armazenagem e comercialização” e “estimativa de produção”.

O estado é dividido em quatro regiões, sendo que seis equipes no total percorrem os principais polos de produção. Duas equipes vão para a região Norte; duas para o Sul de Mato Grosso; uma vai para o Leste e a última vai para a região Oeste. Cada equipe possui quatro integrantes e a meta diária é visitar oito propriedades, escolhidas de forma aleatória. Em cada propriedade, questionários quantitativos são aplicados aos produtores, gestores e/ou colaboradores. Aspectos visuais também são avaliados pelos especialistas, com atenção para a incidência de pragas, doenças e plantas daninhas, além de aspectos gerais da lavoura, como espaçamento entrelinhas, população de plantas e presença de palhada.

“Por meio dessas visitas e a partir dos contatos feitos com os produtores, poderemos traçar uma espécie de radiografia do sistema de produção de milho safrinha no estado”, explica o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) Alexandre Ferreira da Silva. “Vamos concentrar nossa atenção nos aspectos fitotécnicos da lavoura, avaliando o potencial produtivo, o vigor das plantas e os principais problemas que os produtores estão enfrentando, além de aspectos estratégicos, como a armazenagem”, adianta. “Com esse conhecimento, conseguimos desenvolver ações de Pesquisa e de Transferência de Tecnologia”, completa.

Conjuntura favorável na segunda safra

Segundo informações da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), as condições climáticas favoráveis deverão impulsionar a produtividade do milho nesta segunda safra em Mato Grosso: as projeções são de rendimento médio de 5.679 kg/ha, bem superior aos 3.999 kg/ha alcançados na safra 2015/16. O plantio do milho segunda safra atingiu os 100% na primeira quinzena de março e a área plantada saltou de 3.769 mil hectares em 2015/16 para 4.260,8 mil hectares.

Abaixo, conheça os municípios que serão visitados e os participantes da Embrapa, além de suas respectivas especialidades.

Equipes

Norte (duas): Nova Mutum, Sorriso, Santa Rita do Trivelato, Ipiranga do Norte, Tapurah, Santa Carmem, Feliz Natal, Vera, Nova Ubiratã, Lucas do Rio Verde, Cláudia, Sinop.

Sul (duas): Jaciara, Chapada dos Guimarães, Itiquira, Campo Verde, Guiratinga, Primavera do Leste, Alto Garças, Santo Antônio do Leste, Pedra Preta, Rondonópolis.

Leste: Nova Xavantina, Querência, Água Boa, Bom Jesus do Araguaia, Canarana.

Oeste: Diamantino, Campo Novo dos Parecis, Sapezal, Campos de Júlio, Arenápolis. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114