Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Quarta, 26 de abril de 2017, 06h31

AveSui 2017 discute conceitos importantes para as cadeias produtivas


A discussão em torno do conceito “One Health – Uma só saúde” será o foco principal da AveSui America Latina 2017, que ocorre de 25 a 27 de abril, no Centrosul, em Florianópolis-SC. O tema será abordado em diversas palestras da programação técnica do evento e um painel específico será coordenado pela pesquisadora e chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, Janice Zanella.

O painel ocorre nesta terça, dia 25, a partir das 13 horas, no auditório de Inovação. A programação inclui a discussão com especialistas sobre o uso de antibióticos na produção animal; a inter-relação da produção, meio ambiente e patógenos dentro da visão One Health para garantir a sanidade; biosseguridade e BPP na avicultura dentro da visão One Health; além da abordagem do conceito e das atividades desenvolvidas pela Organização Mundial de Saúde Animal – OIE em relação à resistência antimicrobiana. São palestrantes nesse painel o médico veterinário Christian Simon Christoffersen, o assistente técnico da OIE Martín Minassian, o professor da Universidade de Passo Fundo Eraldo Zanella e a diretora de qualidade da BRF Nelva Grando.

Outros temas de destaques no evento são as questões de nutrição, desempenho animal e conversão alimentar, além do debate sobre a saúde intestinal. Os temas serão abordados em dois painéis, coordenados pelo pesquisador Fernando de Castro Tavernari. O painel “Nutrição e desempenho animal” será realizado no dia 25, a partir das 9 horas. A primeira palestra abordará as “Exigências nutricionais: contribuições das tabelas brasileiras para aves e suínos”, com a professora Melissa Hannas, da Universidade de Viçosa. Em seguida, o especialista Keysuke Muramatsu, da JBS Foods, falará sobre o “Processamento térmico de alimentos e desempenho animal”. Após o intervalo, os temas abordados será sobre “Aditivos melhoradores de desempenho e a saúde animal”, com Melina Bonato, doutora em zootecnia na área de nutrição de aves, e “Gerenciamento da conversão alimentar no sistema de produção”, com o Márcio Gonçalves, Global Nutrition Specialist PIC.

Amanhã, dia 26, será a vez da discussão sobre a “Saúde intestinal”, a partir das 9 horas. A primeira palestra abordará “Como as soluções isotônicas proteicas contribuem para a Saúde Intestinal e para a sobrevivência”, com a Dra. Ava Firth, membro do Colégio de Cientistas Veterinários da Australia e Nova Zelândia; em seguida ser a vez do tema “O uso de eubióticos para manutenção da saúde intestinal de frangos de corte”, com Dino César Pereira Garcez, da DSM Regional Marketing Manager for Latin America - category Eubiotics. Após o intervalo, o médico veterinário da Zoetis Eduardo Muniz abordará a questão “A importância da imunização na prevenção de doenças bacterianas e redução do uso de Antimicrobianos”. Também são temas do painel o “Programa de aditivos alimentares como alternativa ao uso de antibióticos em suinocultura”, a ser apresentado pelo gerente nacional da Selko Feed Additives, e o “O futuro da saúde animal no mundo”, com Carlos Ronchi, gerente técnico e Marketing Global da Yes Nutrição Animal.

A participação da Embrapa também ocorre na realização do seminário técnico “Gestação coletiva de matrizes suínas”, organizado em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, no dia 26 de abril, a partir das 13h30. O seminário será dividido em dois blocos. No primeiro, moderado pelo pesquisador da Embrapa Osmar Dalla Costa, serão apresentados os resultados do protocolo de intenções firmado entre ABCS e Mapa para a implementação das boas práticas na suinocultura; o cenário nacional e internacional da gestação coletiva; e os desafios do manejo reprodutivo e nutricional em gestação coletiva. No segundo bloco, moderado por Charli Ludtke, da Coordenação de Agregação de Valor da Secretaria de Mobilidade Social, do Produtor Rural e do Cooperativismo do Mapa, as empresas de equipamentos apresentarão seus resultados no sistema de baias coletivas para matrizes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail comissao.bea@agricultura.gov.br. O evento tem ainda a parceria da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) na organização e o apoio da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS).

Institucional – No estande institucional, a Embrapa Suínos e Aves apresentará dois temas em especial: o projeto TEC-DAM e as ações de Bem-estar animal em suinocultura. Os assuntos serão abordados por meio de painéis, folders, vídeos e maquetes.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114