Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Quarta, 26 de abril de 2017, 07h52

Embrapa apresentará diversos temas na Agrotins 2017


Entre 9 e 13 de maio, Palmas sediará a 17ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária, a Agrotins 2017. A Embrapa é uma das instituições que estarão presentes mostrando novidades no Centro Agrotecnológico de Palmas, que é o local do evento e fica na TO 050, saída para Porto Nacional. Diversas unidades da empresa farão demonstrações e divulgarão tecnologias e produtos. A participação será em campo e em locais fechados, como estande e auditórios.

No campo, haverá dois caminhos tecnológicos sustentáveis, um sobre pecuária e outro sobre agricultura. No primeiro, serão três estações temáticas: cultivares de forrageiras da Embrapa; integração lavoura-pecuária-floresta: conceitos e aplicações; e integração lavoura-pecuária-floresta: como implantar na minha propriedade?. Já no caminho da agricultura, as estações serão sobre cultivares de arroz e feijão, o projeto ManiRede: tecnologias para produção de mandioca, integração lavoura-pecuária e sisteminha Embrapa. Além dos caminhos tecnológicos, haverá um túnel da piscicultura, estrutura em que os visitantes poderão conhecer tecnologias relacionadas a reprodução, alevinagem, recria, engorda e processamento.

Tanto os caminhos como o túnel estarão disponíveis para visitação entre os dias 10 (quarta-feira) e 12 (sexta) na parte da manhã, das 8h às 12h. Também no campo, nas tardes (das 14h às 18h) dos dias 10 a 12 e na manhã (das 8h às 12h) do dia 13, sábado, haverá atendimento a produtores e a demais interessados. A área onde ocorrerão essas atividades fica logo depois da Universidade do Estado do Tocantins (Unitins), dentro do Centro Agrotecnológico de Palmas.

Palestras e oficinas – A Embrapa oferecerá também palestras e oficinas sobre diferentes temas. No estande em que a empresa ficará, junto à área onde ocorrerão as atividades de campo, serão três palestras. A primeira é com o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) Rodrigo Veras, que vai falar sobre enfezamento do milho das 14h às 15h do dia 10. Na sequência, das 15h às 16h, o tema será meliponicultura, com o analista de Transferência de Tecnologia da Embrapa Amazônia Oriental (Belém-PA) Enilson Solano. No dia seguinte, das 15h às 17h, o pesquisador Ariovaldo Luchiari, da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas-SP), vai dar a palestra Agritempo: versões web e mobile.

Haverá ainda palestras de profissionais da Embrapa em outros locais da Agrotins 2017. No auditório da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), serão duas. Uma sobre rotulagem de alimentos, com Roberto Machado, analista da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro-RJ), das 8h:30 às 11h:30 do dia 11. No dia seguinte, 12 de maio, o mesmo Roberto vai falar sobre manual de boas práticas e procedimento operacional padrão também das 8h:30 às 11h:30.

Já o pesquisador Leovegildo Lopes de Matos, da Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora-MG), vai falar sobre três temas em palestras diferentes. No dia 10, das 15h às 15h:50, o tema é produção de leite a pasto. Logo depois, entre 16h e 16h:50, ele vai falar sobre alimentação e manejo de bezerras e novilhas. E no dia seguinte, 11 de maio, das 11h às 11h:50, o pesquisador vai falar sobre uso do Kit Embrapa de Ordenha Manual. As três palestras serão no auditório 2 do Pavilhão Central da feira.

Outra palestra será com Adriano Prysthon, pesquisador da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO). Sobre a pesca artesanal no Rio Araguaia-TO: lições aprendidas pela pesquisa, será das 11h às 11h:30 de 12 de maio e fará parte da programação do Portal da Aquicultura e da Pesca, espaço organizado pela Seagro na Agrotins.

A Embrapa ofertará ainda duas oficinas. A primeira será sobre boas práticas de manipulação de alimentos e terá duas edições (nos dias 11 e 12, das 13h às 17h) no auditório da Seagro. As responsáveis são Caroline Pires, professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e Hellen Kato, pesquisadora da Embrapa Pesca e Aquicultura. Já no auditório da Unitins, acontecerá oficina sobre o Planeja, que é um sistema de suporte ao planejamento agrícola municipal. Será nos dias 11 (das 8h às 18h) e 12 de maio (entre 8h e 12h), com o pesquisador Fernando Maximo, da Embrapa Informática Agropecuária. Essa oficina é voltada especificamente para agentes municipais, como prefeitos, secretários de agricultura e profissionais que trabalhem ou possam trabalhar na área.

Os interessados nas atividades marcadas para o auditório da Seagro (palestras sobre rotulagem de alimentos e manual de boas práticas e procedimento operacional padrão e oficinas sobre boas práticas de manipulação de alimentos) precisam, previamente, entrar em contato com a secretaria para se inscrever. As demais atividades não necessitam de inscrição prévia.

Outras Unidades – Além das apresentações em campo e no formato de palestras e oficinas, a Embrapa mostrará tecnologias e produtos em sua área de exposição institucional, dentro do estande do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Ao todo, 12 unidades da empresa estarão presentes na Agrotins 2017, participando de diferentes maneiras. Além das Embrapas Pesca e Aquicultura, Informática Agropecuária, Gado de Leite, Amazônia Oriental, Milho e Sorgo e Agroindústria de Alimentos, participarão Produtos e Mercado, escritório de Imperatriz-MA, Florestas (Colombo-PR), Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás-GO), Hortaliças (Brasília-DF), Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas-BA) e Tabuleiros Costeiros (Aracaju-SE). Haverá também venda de publicações da empresa através da Associação de Empregados da Embrapa Pesca e Aquicultura (Aeepa). 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114