Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Sábado, 06 de maio de 2017, 08h38

Embrapa realiza dia de campo sobre Sistema ILPF no Leste Maranhense


No próximo dia 11 de maio, em Brejo-MA, será realizado mais um dia de campo sobre o Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta – ILPF. O evento será realizado na Unidade de Referência Tecnológica – URT de ILPF que fica na Fazenda Barbosa e vai mostrar, em cinco estações de treinamento, alternativas para o desenvolvimento da produção agropecuária da região leste do Maranhão. A realização é da Embrapa Cocais, Embrapa Meio-Norte e Fazenda Barbosa.

.

Entre os temas a serem tratados estão: “Estratégia de produção, resultados de produtividade e impactos econômicos na URT de ILPF Fazenda Barbosa ao longo de sete anos”, “Soja em semeadura direta na palhada de braquiária e em preparo convencional do solo”, “Benefícios do sistema ILPF no solo e adubação potássica da soja”, “Formação de pasto para utilização pelo gado na entressafra” e “ILPF como alternativa para o desenvolvimento da região leste maranhense”.

O objetivo é mostrar os resultados alcançados na URT de ILPF na região. “Ao longo de sete anos de trabalho em parceria com a Fazenda Barbosa, os resultados obtidos com a ILPF, em termos de produtividade e ambientais, são excelentes. Queremos divulgar esses resultados positivos de modo que a tecnologia alcance maior difusão e adoção entre os agricultores, pecuaristas, profissionais e estudantes da região leste maranhense”, diz o pesquisador Joaquim Bezerra, da Embrapa Cocais.

Sobre o ILPF – O Sistema de Integração Lavoura-Pecuária- Floresta é uma estratégia de produção que pode integrar diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais dentro de uma mesma área. Pode ser feita em cultivo consorciado, em sucessão ou em rotação, de forma que haja benefício mútuo para todas as atividades. Esta forma de sistema integrado busca otimizar o uso da terra, elevando os patamares de produtividade, diversificando a produção e gerando produtos de qualidade. Com isso reduz a pressão sobre a abertura de novas áreas.

Pode ser utilizada em quatro possíveis modalidades: Integração lavoura-pecuária (ILP) ou sistema agropastoril; Integração lavoura-floresta (ILF) ou sistema silviagrícola; Integração floresta-pecuária (ILP) ou sistema silvipastoril e Integração lavoura-pecuária- floresta (ILPF) ou sistema agrossilvipastoril.

Entre os principais benefícios da ILPF estão a otimização e intensificação da ciclagem de nutrientes no solo; melhoramento da qualidade e conservação das características produtivas do solo; manutenção da biodiversidade e sustentabilidade da agropecuária; melhoria do bem-estar animal em decorrência do conforto térmico e melhor ambiência; diversificação da produção; aumento da produção de grãos, fibras, carne, leite e produtos madeireiros e não madeireiros; maior eficiência de utilização de recursos naturais; redução na pressão pela abertura de novas áreas com vegetação nativa; redução da sazonalidade do uso da mão de obra; geração de empregos diretos e indiretos; flexibilidade, que permite ser adaptado para diferentes realidades produtivas, entre outros. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114