Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Sexta, 12 de maio de 2017, 12h19

NAC de Campinápolis é inaugurado com a realização de oficinas e vitrines


Simoni Maria da Cunha Costa é uma das participantes da primeira oficina de desossa de frango realizada no Núcleo Avançado de Capacitação (Nac), inaugurado na noite desta quinta-feira (11.05), em Campinápolis. Ela conta que com o ambiente adequado, o aprendizado fica muito mais fácil. Simoni já fez outros treinamentos ofertados pelo Sindicato de Produtores Rurais em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT). "Sempre aprendo muito e, desta vez, fiquei muito feliz. Com o ambiente mais adequado, ficou muito mais fácil fazer as atividades propostas pela instrutora".

Feliz também ficou o presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Campinápolis, Joaquim José de Almeida. Emocionado, ele conta que a construção do Núcleo é uma conquista de sua gestão. Ele conta ainda que pretende pleitear mais treinamentos junto ao SENAR-MT para qualificar e capacitar os produtores e trabalhadores da cadeia produtiva do leite. "Além disso, queremos trazer treinamentos que torne o nosso produtor mais qualificado", ressalta o presidente.

O representante da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Vilmondes Sebastião Tomain acrescenta que implantar um Núcleo Avançado de Treinamento na região de Campinápolis é um grande avanço e um benefício para o produtor e trabalhador rural de toda a região. "Temos certeza que isso já deu certo. Sabemos que passamos por momentos difíceis, mas essa vontade que alguns companheiros demonstram dentro do Sistema nos faz acreditar cada vez mais que esses NACs vão transformar a vida de muita gente".

O superintendente do SENAR-MT, Otávio Celidonio explica que estas unidades do NAC são fundamentais para que a instituição consiga levar até os municípios as ferramentas certas para o produtor rural se capacitar e se qualificar cada vez mais. "Porém só conseguimos fazer isso com a parceria do Sindicato Rural. Esse é o momento de agradecer essa parceria que temos com o Sindicato Rural. Em Campinápolis, o presidente Joaquim tem trabalhado fortemente para atender tudo o que propomos. E o nosso desafio é melhorar cada vez mais", enfatiza Celidonio.

NÚCLEO AVANÇADO DE CAPACITAÇÃO – os NACs como são popularmente conhecidos, são estruturas, que ocupam em média 130 metros quadrados. Cada unidade é composta por salas de aula e, por uma cozinha industrial com uma das paredes de vidro que facilita a visão das pessoas que querem assistir as vitrines e oficinas. O espaço é equipado com utensílios e mobiliário necessários para a realização dos treinamentos.

Além de Campinápolis, os Núcleos Avançados de Capacitação já estão presentes em nove outros municípios mato-grossenses, sendo eles, Brasnorte, Barra do Bugres, Tangará da Serra, Cáceres, São José dos Quatro Marcos, Primavera do Leste, Cotriguaçu, Juína e Comodoro. Até o fim de 2017, pelo menos outras três unidades estarão instaladas.

As estruturas fazem parte do plano de expansão do SENAR-MT, que visa atingir a necessidade de um milhão de pessoas qualificadas para atuação nas atividades agropecuárias até 2020 em Mato Grosso. Estes núcleos são instalados nas cidades para facilitar a concentração dos interessados em realizar os treinamentos, as qualificações e as oficinas da instituição na zona urbana dos municípios. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114