Cuiabá | MT 16/04/2024
Agro
Segunda, 15 de maio de 2017, 17h12

Programa de rádio comemora oito meses em benefício da agricultura familiar


O programa de rádio “Tangará Rural”, realizado pelos técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), comemora nesta segunda-feira (15.05), oito meses de atividade. O programa vai ao ar aos sábados, das 11h às 12h, com informações técnicas e de pesquisa direcionadas para os agricultores familiares.

O programa é transmitido para o município de Tangará da Serra (239 km a Médio-Norte de Cuiabá), pelas ondas da Rádio Tangara (AM 640) e pode ser acompanhado também pelo site www.radiotangara.com.br. O supervisor local da Empaer, Eliel Ferreira Porto, um dos locutores, explica que a programação conta com entrevistas, matérias técnicas, cotação agrícola, difusão de tecnologias e técnicas agropecuárias, entre outros.

De acordo com Eliel, a iniciativa conta com apoio e locução dos técnicos da Empaer, Leonardo Diogo Dias e Welington Procópio. Os programas são intercalados com a Unemat, ou seja, duas vezes por mês é disponível para cada instituição. Com apenas oito meses no ar, o programa tem a participação do ouvinte, que liga para pedir informações sobre o cultivo de diversas culturas, manejo com o gado leiteiro, cooperativismo, e etc.

O diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Empaer, Rogério Monteiro Costa e Silva, destaca a iniciativa dos técnicos e ressalta que o rádio é o veículo de comunicação mais presente no meio rural, utilizada para obter informações, entretenimento e até orientações técnicas. Ele lembra que a Empaer, por meio do setor de comunicação, durante alguns anos, levou o programa de rádio para as comunidades rurais, com objetivo de auxiliar os produtores no cultivo de várias culturas e criação dos animais.

Conforme Rogério, o rádio é um veículo marcado pela proximidade com os ouvintes e consegue levar as informações a regiões remotas. Em alguns locais, o rádio tem sido o principal e, às vezes, único veículo de notícia, orientação e entretenimento nas extensas áreas rurais do estado. Ele explica que a Empaer teve o programa “O Homem e a Terra”, que levou recados, informações e técnicas para muitas regiões de Mato Grosso.

O município de Tangará da Serra possui hoje aproximadamente 2.300 famílias de agricultores que trabalham com a criação de gado leiteiro, cultivo de frutíferas, hortaliças e outros. Eliel enfatiza que o objetivo do programa Tangará Rural é interagir com os produtores, levando o trabalho da empresa que é executado no campo com as cadeias produtivas.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114