» mais
Comentar           Imprimir
Agronegócio
Terça, 16 de maio de 2017, 10h45

Eventos de 2ª safra debatem experimentos em diferentes sistemas de produção


A Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT) abre as portas de duas de suas estações de pesquisa, em Nova Mutum (CAD Médio Norte) e Sapezal (CAD Oeste), para o Fundação MT em Campo – 2ª Safra, que destaca as pesquisas nas culturas de milho e algodão segunda safra, cultivados após a soja. Os eventos são realizados pelo segundo ano consecutivo e nesta edição trazem o tema "Os ajustes que se encaixam na sua lavoura". O conceito está relacionado à sincronia das práticas realizadas na lavoura o ano inteiro e mostra que as ações aplicadas na primeira ou na segunda safra interferem continuamente nas safras seguintes.

 

O gestor de Pesquisa da Fundação MT, Leandro Zancanaro, pontua que hoje é impossível separar uma cultura da outra, pois o sistema de produção está completamente interligado, integrado. "Tudo se encaixa na lavoura de forma dinâmica e não mais isolada como pensávamos antigamente. Uma decisão do produtor ou técnico durante o milho safrinha interfere de alguma forma na safra seguinte. Hoje a Fundação MT trabalha com foco nessa integração, associada ao fator tempo, e este último nos mostra o que deu certo e o que precisa ser ajustado", explica.

 

Programação

 

No CAD – Centro de Aprendizagem e Difusão de Nova Mutum, o primeiro dia de evento, 25 de maio, será exclusivo para estudantes, a partir de 13h. "Vamos fazer uma rodada especial com abordagem específica para os estudantes, com maiores possibilidades de sanar as dúvidas e explicar os experimentos com riqueza de detalhes ainda maior", explica Zancanaro. No dia seguinte, 26/05, as portas são abertas para a classe agrícola, a partir de 7h. Em ambos os dias, a entrada é gratuita e as inscrições são feitas no local.

 

O trabalho desenvolvido pela Fundação MT neste CAD tem foco maior no sistema soja/milho. No evento de segunda safra os participantes poderão acompanhar e debater experimentos com os seguintes temas: Avaliação de Tecnologias Bt à lagartas Spodoptera frugiperda; Desenvolvimento do milho sobre níveis de compactação induzido - 3º ano; Manejo da adubação no sistema soja/milho segunda safra - 4º ano; Consórcio de milho com plantas de cobertura, misturas de espécies e cultivo isolado; Efeitos de níveis de correção em profundidade sobre o desempenho das culturas no sistema soja/milho - 4º ano; e Manejo da adubação nitrogenada em diferentes estádios fenológicos do milho segunda safra. O CAD Médio Norte está localizado na BR 163, km 619, na Fazenda Três Irmãos.

 

Em Sapezal o evento acontece no dia 2 de junho. No CAD Oeste a instituição desenvolve trabalhos relacionados ao sistema soja/algodão, além do sistema soja/milho. A programação no local terá as seguintes estações: Manejo da adubação no sistema soja e milho 2ª safra – 4º ano; Modos de aplicação de fósforo (sulco vs superfície) nos sistemas soja/milho e soja/algodão segunda safra - 3º ano; Manejo da adubação nitrogenada na cultura do algodão segunda safra - 3º ano; Manejo da adubação potássica na cultura do algodão segunda safra - 3º ano; e Manejo da adubação nitrogenada em diferentes estádios fenológicos do milho 2ª safra. O CAD Oeste está localizado na Fazenda Tucunaré, na rodovia MT 235, km 133.

 

Nos tradicionais dias de campo, a Fundação MT gera a oportunidade do debate, troca de informações e novos aprendizados. Os experimentos e protocolos das áreas de pesquisa são compatíveis com a realidade de cada região e diretamente ligados ao dia a dia dos produtores e profissionais agrícolas. "Melhor do que debater é visualizar e esse ver ao vivo permite que todo aquele que vive da eficiência produtiva saia do evento diferente de quando chegou", finaliza Leandro Zancanaro. 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

A retomada das obras do VLT pode ser:

Palanque político para 2018
Mais uma balela sem fim
Confio na solução do problema
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114