» mais
Comentar           Imprimir
Agronegócio
Terça, 16 de maio de 2017, 10h45

Eventos de 2ª safra debatem experimentos em diferentes sistemas de produção


A Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT) abre as portas de duas de suas estações de pesquisa, em Nova Mutum (CAD Médio Norte) e Sapezal (CAD Oeste), para o Fundação MT em Campo – 2ª Safra, que destaca as pesquisas nas culturas de milho e algodão segunda safra, cultivados após a soja. Os eventos são realizados pelo segundo ano consecutivo e nesta edição trazem o tema "Os ajustes que se encaixam na sua lavoura". O conceito está relacionado à sincronia das práticas realizadas na lavoura o ano inteiro e mostra que as ações aplicadas na primeira ou na segunda safra interferem continuamente nas safras seguintes.

 

O gestor de Pesquisa da Fundação MT, Leandro Zancanaro, pontua que hoje é impossível separar uma cultura da outra, pois o sistema de produção está completamente interligado, integrado. "Tudo se encaixa na lavoura de forma dinâmica e não mais isolada como pensávamos antigamente. Uma decisão do produtor ou técnico durante o milho safrinha interfere de alguma forma na safra seguinte. Hoje a Fundação MT trabalha com foco nessa integração, associada ao fator tempo, e este último nos mostra o que deu certo e o que precisa ser ajustado", explica.

 

Programação

 

No CAD – Centro de Aprendizagem e Difusão de Nova Mutum, o primeiro dia de evento, 25 de maio, será exclusivo para estudantes, a partir de 13h. "Vamos fazer uma rodada especial com abordagem específica para os estudantes, com maiores possibilidades de sanar as dúvidas e explicar os experimentos com riqueza de detalhes ainda maior", explica Zancanaro. No dia seguinte, 26/05, as portas são abertas para a classe agrícola, a partir de 7h. Em ambos os dias, a entrada é gratuita e as inscrições são feitas no local.

 

O trabalho desenvolvido pela Fundação MT neste CAD tem foco maior no sistema soja/milho. No evento de segunda safra os participantes poderão acompanhar e debater experimentos com os seguintes temas: Avaliação de Tecnologias Bt à lagartas Spodoptera frugiperda; Desenvolvimento do milho sobre níveis de compactação induzido - 3º ano; Manejo da adubação no sistema soja/milho segunda safra - 4º ano; Consórcio de milho com plantas de cobertura, misturas de espécies e cultivo isolado; Efeitos de níveis de correção em profundidade sobre o desempenho das culturas no sistema soja/milho - 4º ano; e Manejo da adubação nitrogenada em diferentes estádios fenológicos do milho segunda safra. O CAD Médio Norte está localizado na BR 163, km 619, na Fazenda Três Irmãos.

 

Em Sapezal o evento acontece no dia 2 de junho. No CAD Oeste a instituição desenvolve trabalhos relacionados ao sistema soja/algodão, além do sistema soja/milho. A programação no local terá as seguintes estações: Manejo da adubação no sistema soja e milho 2ª safra – 4º ano; Modos de aplicação de fósforo (sulco vs superfície) nos sistemas soja/milho e soja/algodão segunda safra - 3º ano; Manejo da adubação nitrogenada na cultura do algodão segunda safra - 3º ano; Manejo da adubação potássica na cultura do algodão segunda safra - 3º ano; e Manejo da adubação nitrogenada em diferentes estádios fenológicos do milho 2ª safra. O CAD Oeste está localizado na Fazenda Tucunaré, na rodovia MT 235, km 133.

 

Nos tradicionais dias de campo, a Fundação MT gera a oportunidade do debate, troca de informações e novos aprendizados. Os experimentos e protocolos das áreas de pesquisa são compatíveis com a realidade de cada região e diretamente ligados ao dia a dia dos produtores e profissionais agrícolas. "Melhor do que debater é visualizar e esse ver ao vivo permite que todo aquele que vive da eficiência produtiva saia do evento diferente de quando chegou", finaliza Leandro Zancanaro. 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Você concorda com uma candidatura do vice Niuan a deputado estadual?

Não - pois se Emanuel for cassado Cuiabá ficará sem prefeito.
Sim - pois é direito dele como político.
Tanto faz, Mauro Mendes também não teve vice.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114