Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Quarta, 17 de maio de 2017, 07h01

Embrapa lança citros para parques e jardins


Uma variedade de citros ornamental, BRS Rubra Cara, será lançada no próximo dia 24, oriundo do Programa de Melhoramento Genético de Citros numa parceria entre a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA) e a Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), além da Embrapa Produtos e Mercado, através do Escritório de Negócios de Campinas,SP e a Prefeitura Municipal de Montenegro. A nova laranja umbigo será conhecida na Abertura da Colheita de Citros do Rio Grande do Sul, que ocorrerá em Montenegro, RS. Os chefes-gerais das duas unidades de pesquisa envolvidas, respectivamente, Alberto Duarte Vilarinhos e Clenio Nailto Pillon estarão presentes no ato.

Essa novidade é apropriada para cultivo em parques e jardins, seu caráter inovador é a praticidade e otimização da limpeza, por apresentar folhas perenes. É adaptada para climas tropicais e subtropicais. Quando utilizada em vasos apresenta um crescimento lento e porte pequeno, já quando fixada diretamente no solo, atinge um porte um pouco maior.

Suas folhas são sua principal característica, sua coloração verde-variegada chama a atenção e elas não caem, desse modo não precisa realizar uma limpeza constante, facilitando sua utilização em projetos de paisagismo, o que a torna um produto diferenciado e atraente no segmento de plantas ornamentais.

 

Origem da nova cultivar

A cultivar BRS Rubra Cara foi identificada e selecionada, em decorrência de uma mutação espontânea de gema da cultivar Cara Cara, pelo pesquisador Orlando Sampaio Passos. O estudo de caracterização morfológica da planta (ramos, folhas e frutos), assim como, as suas unidades de validação foram feitas em paralelo nos estados da Bahia e do Rio Grande do Sul. As mudas foram produzidas no Rio Grande do Sul, enquanto as plantas matrizes foram estabelecidas na Bahia. A partir desses estudos, a cultivar apresentou grande potencial para uso como ornamental, podendo ser cultivada diretamente no solo e em vasos.

"Decidiu-se fazer o lançamento em Montenegro, no Estado gaúcho, pelo fato de que a região se destaca na produção de plantas ornamentais no Rio Grande do Sul e por que este evento - a colheita do Citros - é um importante evento da área", comentou o pesquisador Roberto Pedroso.

 

Variedade também pode ser consumida

Os citros apresentam grande variabilidade genética, e esse novo tipo é uma mutação natural da laranja Cara-Cara.

O fruto é de tamanho médio a grande, não possuí sementes, o sabor é doce e sua polpa é vermelha, rica em licopeno - tipo de carotenóide, um pigmento naturalmente vermelho que dá cor ao tomate e a outros frutos, é um protetor potencial contra tipos de câncer e doenças cardiovasculares.

A Embrapa Produtos e Mercado fará um edital para licenciar viveiristas interessados em produzir mudas da BRS Rubra Cara no Rio Grande do Sul e esses farão a distribuição das mudas no mercado. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114