Cuiabá | MT 23/04/2024
Agro
Sexta, 26 de maio de 2017, 06h02

Semana de Integração Tecnológica chega à sua décima edição com recorde de público


Um evento de construção de conhecimentos, troca de experiências e transferência de tecnologias, assim pode ser definida a Semana de Integração Tecnológica (SIT), que completa dez anos, com mais de 2.100 inscrições na atual edição. A SIT soma mais de 15 mil participantes em sua história e é realizada pela Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), Universidade Federal de São João del-Rei, Emater-MG e Epamig.

A 10ª SIT tem como tema “Manejo do solo e da água para a redução de riscos e aumento da rentabilidade”. A programação conta com 33 cursos, cinco seminários, além de palestras, dias de campo e visitas guiadas à Vitrine de Tecnologias.

O coordenador do evento e supervisor de Transferência de Tecnologias da Embrapa Milho e Sorgo, Fredson Chaves, destaca que a SIT surgiu com foco em promover o desenvolvimento regional, mas atualmente supera esse objetivo. “Hoje a SIT se estende para além da região Central de Minas. Temos participantes de outras regiões do estado e do País”. Dentre as mais de 2.100 inscrições deste ano, Fredson ressalta a participação de 120 extensionistas da Emater-MG, 300 pecuaristas de leite e 215 técnicos e produtores que fazem parte do programa ABC (Agricultura de Baixo Carbono) Cerrado.

Para o chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, Antônio Álvaro Corsetti Purcino, a realização da SIT é uma afirmação de confiança no futuro. “O que nos move é dar esperança aos produtores, aos membros da cadeia do agronegócio. O futuro será mais inovador, mais criativo e nós estamos ajudando a criar um mundo melhor”.

O presidente da Anater (Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural) Valmisoney Moreira Jardim destaca o empenho da instituição em transferir novas tecnologias aos produtores rurais e ressalta a satisfação por participar da SIT. “A Anater não medirá esforços para levar conhecimentos aos produtores a fim de que, na hora da tomada de decisões, eles possam fazer as melhores escolhas. A Embrapa, para nós, é uma referência. Assumo o compromisso de possibilitar, no próximo ano, a participação de extensionistas de outros estados na SIT. Assim, os técnicos podem estar nesse espaço de construção de conhecimentos e depois construir novos saberes em suas regiões”.

Para o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Pedro Leitão, a pesquisa mostra que o trabalho não para e que, com parcerias, é possível alcançar mais resultados. “Quando vejo o produtor com a mesma área plantada de anos atrás e uma produtividade muito maior, onde está a diferença? Está no conhecimento. A agropecuária é o esteio que segura a economia e demonstra que é possível crescer na crise”.

Nove Unidades da Embrapa participam da 10ª SIT. Além da realizadora, Embrapa Milho e Sorgo, apoiam o evento: Agrobiologia, Cerrados, Gado de Corte, Gado de Leite, Meio Ambiente, Meio-Norte, Solos e Produtos e Mercado.

O chefe do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) da Embrapa, Celso Moretti, ressalta que 20% da força de trabalho da Empresa se fazem presentes na SIT. “Ao chegar à décima edição, o evento demonstra constância e relevância. Ao longo da semana, serão abordados muitos assuntos importantes para os produtores poderem gerar mais renda”.

Novas Tecnologias

Na cerimônia de abertura da SIT, foram apresentadas três novas tecnologias geradas pela Embrapa Milho e Sorgo: o aplicativo Doutor Milho, o inseticida biológico CartuchoVIT e o híbrido de milho BRS 3046.

O pesquisador Paulo César Magalhães, da equipe desenvolvedora do Doutor Milho, explica que atualmente não se fala mais em “dias após semeadura” para tomada de decisões sobre o manejo da lavoura. “É preciso saber em que estádio de desenvolvimento a planta está para ter os cuidados necessários em cada fase”. O aplicativo Doutor Milho é capaz de orientar o acompanhamento das lavouras e chamar a atenção para práticas agronômicas importantes, que podem conferir maior produtividade e renda. Disponível para os sistemas operacionais Android e IOS, o aplicativo oferece informações técnicas e recomendações de manejo, de acordo com o desenvolvimento de cada talhão/gleba da lavoura.

O CartuchoVIT é o primeiro inseticida à base de vírus para controle da lagarta-do-cartucho, principal praga do milho, que acomete também outras culturas, como soja, sorgo, algodão e hortaliças. O produto foi lançado no último dia 12, em Uberaba-MG, como resultado da parceria entre a Embrapa Milho e Sorgo e o Grupo Vitae Rural.

O sócio-proprietário do Grupo Vitae Rural, Paulo Bittar, ressalta que a tecnologia é limpa, segura e mundialmente inovadora. “Não temos conhecimento de produção industrial de inseticida a partir de Baculovirus spodoptera em nenhum local do mundo”. Os baculovírus são agentes de controle biológico que não causam danos à saúde dos aplicadores, não contaminam o meio ambiente, nem deixam resíduos nos produtos a serem vendidos nas gôndolas dos supermercados.

O novo híbrido lançado pela Embrapa, o BRS 3046, foi desenvolvido para atender as demandas de produção de milho verde. O pesquisador Israel Alexandre Pereira Filho ressalta que foram feitos vários trabalhos de seleção e testes para se chegar ao material, que apresenta as características exigidas pelo mercado consumidor.

O híbrido tem boa produtividade de espigas verdes, bom empalhamento e uma janela de colheita em torno de cinco dias. O BRS 3046 se apresenta como uma ótima opção, tanto para consumo de milho verde in natura como para a fabricação de produtos de pamonharia. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114