Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Sábado, 03 de junho de 2017, 09h07

Seminário divulga importância do alimento orgânico a professores da rede pública do AM


A Embrapa Amazônia Ocidental promoveu, no dia 31 de maio, na sede da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em Manaus, AM, o “Seminário Alimentação orgânica e a agroecologia como promotoras da saúde, da soberania e da sustentabilidade”. A atividade reuniu mais de 90 pessoas e foi destinada a professores e merendeiras da rede de ensino público e privada e fez parte da programação da XIII Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos - Amazonas 2017 que acontece de 28 de maio a 4 de junho.

O evento foi promovido pela Superintendência Federal da Agricultura no Amazonas (SFA-AM) em conjunto com as instituições governamentais e não governamentais integrantes da Comissão Estadual de Produção Orgânica (CPOrg-AM/Mapa), da qual a Embrapa Amazônia Ocidental participa e é uma das instituições integrantes da programação.

A necessidade da sociedade amazonense conhecer a diversidade de frutas, verduras e legumes nativos e que são cultivados organicamente, sem uso de defensivos agrícolas, foi recomendado por especialistas de várias áreas do conhecimento no Seminário. A pesquisadora da Embrapa Amazônia Ocidental, Elisa Vieira Wandelli, uma das coordenadoras do evento, disse na abertura do evento que esse seminário era um grito para se trabalhar rapidamente antes que se perca o que tem de bom na alimentação amazonense e acrescentar um pouco a ciência e os saberes populares que estamos descobrindo dia a dia, pois essa parte de alimentação orgânica é muito dinâmica e todos os dias tem novidades.

Falando aos professores presentes, Elisa disse que as instituições estavam à disposição para ajudar a escola a cumprir o seu papel para melhorar a saúde, a soberania e a sustentabilidade do povo do Amazonas. “Tenho certeza que essas instituições estão abertas para discutir agora e posteriormente, para produzir projetos que levem a incentivar o consumo de alimentos regionais, ao contrário de continuar adquirindo apenas os alimentos que o mercado nos oferece”.

Para saber qual o papel das instituições que estão trabalhando com essa questão, o seminário trouxe responsáveis de vários setores para dialogar com os professores, com vistas a fortalecer os embasamentos teóricos e práticos sobre a importância da alimentação orgânica e de sistemas produtivos sustentáveis.

Entre os palestrantes, o professor e biólogo do Instituto Federal de Educação do Amazonas (Ifam), Valdely Kinupp, disse que as pessoas tem alimentação pobre, monótona e restritiva. Autor de um livro sobre Plantas Alimentícias Não-Convencionais (Panc), ele defende o uso dessas plantas para enriquecer nossa alimentação, gerar renda e ainda conservar a natureza.

Para ele, os hábitos alimentares devem ser repensados. “Se olharmos nossas refeições caseiras, o cardápio nos restaurantes, as ofertas dos self-services, nas gôndolas dos supermercados e nas feiras, praticamente tudo é exótico, pouco é local, com baixa importância regional, estadual e nacional”, comentou.

Outra palestrante do seminário, a nutricionista e pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Dionisia Nagahama, disse que a alimentação deve ser feita de acordo com a cultura alimentar da população, de forma sustentável e sem agrotóxicos e, sobretudo, deve garantir a autonomia dos povos. Mostrou o valor nutricional de vários frutos da Amazônia e recomendou aos professores que divulgassem essas informações aos alunos.

Segundo Elisa Wandelli, a escola e professores, na cidade e no campo, podem desempenhar papel fundamental na formação da sociedade amazonense para bons hábitos alimentares e conscientização da importância de sistemas de produção e beneficiamento de alimentos sustentáveis”.

De acordo com informações da CPOrg, o momento atual da produção orgânica na região metropolitana de Manaus conta com aproximadamente 50 produtores habilitados pelo Ministério da Agricultura para vender os seus produtos orgânicos diretamente para os consumidores nas feiras da cidade e para os programas institucionais de aquisição de alimentos da agricultura familiar. Nos últimos doze meses, foram criadas quatro Organizações de Controle Social da Produção Orgânica (OCS) na região metropolitana, nos municípios de Rio Preto da Eva, Iranduba, Careiro da Várzea e Manaus (área rural).

A Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos ocorre em várias cidades do Brasil com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre os benefícios ambientais e nutricionais do consumo de alimentos orgânicos e da produção agroecológica. O slogan de 2017 é “Você também faz parte desta rede! Ajude a garantir a qualidade orgânica!” e tem o propósito de ressaltar a importância do direito e o papel dos consumidores em garantir a soberania e segurança alimentar e nutricional, saúde por meio alimentos saudáveis produzidos por sistemas produtivos e mercados baseados em princípios ecológicos e que promovam o bem viver da sociedade.

A XIII Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos no Amazonas terá atividades em Manaus e cidades do interior do estado, como Maués, Parintins, Tefé e Itacoatiara. Em Manaus as atividades ocorrem em feiras, universidades, institutos de pesquisa e sítios rurais. O encerramento será dia 3 de junho, de 7h às 11h, na Feira de Produtos Orgânicos, que é realizada aos sábados pela manhã, na área do Ministério da Agricultura (rua Recife, Adrianópolis) com a venda de hortaliças e frutas pela Associação de Produtores Orgânicos do Amazonas. Nessa edição especial da feira, no dia 3/06 estão previstas várias atrações: oficina culinária, feira de sabores e sementes, shows, exposições e vendas de artesanatos. Informações podem ser obtidas com a coordenação do evento: (92) 3133-0060 / 3133-0067. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114