Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Sábado, 03 de junho de 2017, 17h39

Mato Grosso passa por processo de adesão ao Sisbi


Mato Grosso está em processo de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). O Instituto de Defesa Agropecuária (Indea-MT) ingressou com o pedido de equivalência junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em janeiro deste ano. No início do processo, também foi feita a indicação de um estabelecimento da categoria de “Entreposto e Fábrica de Produtos Cárneos”.

Segundo o presidente do Indea, Guilherme Nolasco, a adesão ao Sistema irá permitir que estabelecimentos cadastrados no Serviço de Inspeção Sanitária Estadual (Sise) ampliem o comércio interestadual, gerando receita para Mato Grosso. “A adesão ao Sisbi é um processo de equivalência do serviço de inspeção dos produtos de origem animal. Os estabelecimentos cadastrados no Sise terão a oportunidade de se tornarem Sisbi, e consequentemente, de comercializar a produção com outros estados, gerar receita e empregos”.

Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios podem solicitar a equivalência dos seus Serviços de Inspeção com o Serviço Coordenador do Sisbi. Para obtê-la, é necessário comprovar que têm condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura.

No mês de maio, o sistema de inspeção do Indea, unidades locais e uma indústria indicada, passaram por vistoria do Mapa. A diretora técnica do Indea, Daniella Soares, informou que o plano de adequações será enviado para o Ministério da Agricultura. “Fomos avaliados como sistema de inspeção que gerou apontamentos para adequação com alterações de legislação e de procedimentos. O plano de correção será encaminhado para o Mapa, que então fará a análise e o parecer conclusivo para a adesão de Mato Grosso ao Sisbi”.

Nolasco destaca que após o processo de equivalência, o Estado fará indicações de novos estabelecimentos que estiverem aptos a integrar o Sistema. “A partir da adesão ao Sisbi, Mato Grosso poderá credenciar indústrias que estiverem aptas. O serviço só poderá ser executado por servidores concursados, por conta disso, já estamos em estudo para a realização de um concurso público para a contratação de médicos veterinários”. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114