Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Domingo, 18 de junho de 2017, 05h39

Empaer apresenta vitrine tecnológica para a agricultura familiar


Durante a 53ª Expoagro 2017, que acontecerá entre os dias 7 e 16 de julho, no Parque de Exposições Jonas Pinheiro, em Cuiabá, a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) apresentará uma vitrine tecnológica ou uma mini propriedade rural com tecnologias recomendadas para a agricultura familiar.

.

Numa área de 1.763 metros quadrados serão construídos canteiros com arroz, feijão, milho, flores tropicais, mudas nativas, hidroponia, criação de peixe e outros. Serão oferecidos ao público os produtos e serviços desenvolvidos pela área técnica e de pesquisa da empresa.

A vitrine tecnológica será de fácil acesso aos visitantes que vão receber informações sobre pesquisa, transferência de tecnologia, assistência técnica e extensão rural. O diretor de pesquisa e fomento da Empaer, Antonimar Marinho dos Santos, fala que esse trabalho é uma parceria com o Sindicato Rural de Cuiabá. “Esse espaço pretende demonstrar também que é possível diversificar culturas e aumentar a renda sem desmatar a floresta”, enfatiza.

A vitrine ficará exposta para visitação diária durante todo evento e deve permanecer em definitivo no local, para apoiar atividades didáticas, técnicas aos agricultores familiares, professores, estudantes, pesquisadores, extensionistas e comunidade em geral. Marinho esclarece que a Expoagro é considerada a maior Feira Agroindustrial e Comercial do Centro-Oeste e será uma ocasião para realizar a interação com produtores e interessados em diversificar e criar oportunidades de negócio voltadas para a agricultura familiar.

Com objetivo de incentivar e fomentar o desenvolvimento da agricultura familiar no estado os visitantes vão receber informações sobre o processo de plantio, cultivo, cuidados com o solo, meio ambiente, área social, artesanato e outros. Conforme Antonimar, a vitrine tecnológica é a referência dos trabalhos executados pelos extensionistas e pesquisadores em atendimento aos produtores rurais. “Esse é o segundo ano que a Empaer participa com a vitrine na Expoagro”, explica.

Conforme dados da Empaer, no estado existem mais de 105 mil famílias de agricultores familiares com dificuldade de acesso às tecnologias existentes e que podem ser beneficiários diretos da vitrine. Segundo Antonimar é importante conscientizar a população sobre a produção rural para o abastecimento de alimentos e produtos. Ele destaca ainda que a agricultura familiar é responsável pela produção de 70% dos alimentos consumidos pela população, razão pela qual considera que este setor também é um segmento importante do agronegócio.

De acordo com o diretor, a partir do dia 19 de junho, a equipe de técnicos estará implantando a vitrine e o estande que contará com a produção de produtos da agricultura familiar.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114