Cuiabá | MT 24/04/2024
Agro
Sexta, 16 de junho de 2017, 20h32

Megaleite 2017 terá curso de Queijo Minas Frescal e degustação de produtos premiados na França


.

Minas Gerais, maior Estado produtor de leite do Brasil e que acaba de ter 11 queijos premiados na França, terá mais um evento de capacitação direcionado para produtores de queijo. O “Curso de Fabricação de Queijo Minas Frescal” acontecerá entre os dias 28 de junho e 1º de julho, no espaço da “Via Láctea Miniusina”, no interior do Parque da Gameleira, em Belo Horizonte/MG. Coordenado pela pesquisadora da Epamig Luiza Albuquerque Carvalhais Epamig, o curso faz parte da programação da Megaleite 2017, maior feira da pecuária leiteira do país.

.

Com entrada gratuita, o curso ensinará a cada dia um tipo diferente de queijo Minas Frescal: tradicional, com ervas finas, com azeitona e salaminho, com ervas finas e milho. Os participantes acompanharão todo o processo de fabricação do queijo Minas Frescal, desde a chegada do leite até a enformagem. A aula prática acontecerá das 10h às 12h30 e será conduzida pelo professor do Instituto de Laticínios Cândido Tostes/Epamig, Luiz Carlos Ferreira, e pelo mestre queijeiro, José Ricardo da Cunha. Já das 13h30 às 14h30 os participantes terão a oportunidade de aprofundar mais sobre a produção e o mercado de queijo durante o “Dedo de Prosa” com os produtores.

Outro evento da “Via Láctea Miniusina” será a “Degustação comentada de queijos Minas Artesanal”, a partir das 18h (apenas no sábado o evento será às 11h) sob a coordenação do especialista Elmer Ferreira de Almeida. Queijos das principais regiões produtoras de Minas, dentre elas Cerrado, Araxá, Canastra e Serro, estarão expostos para degustação, vários deles foram premiados este mês no Mondial du Fromage de Tours (Salão Mundial do Queijo). Segundo Almeida, a Degustação Comentada terá desde a apresentação de fatos históricos sobre a produção de queijo, a importância econômica do produto, como cada um é produzido, tempo de maturação até os sabores e aromas que devem ser observados no momento da degustação.

A entrada em todos os eventos da Via Láctea Miniusina é gratuita.

Sobre a Megaleite 2017

A Megaleite 2017 ocorrerá de 28 de junho a 1º de julho, no Parque da Gameleira e reunirá animais das principais raças leiteiras do Brasil em competições de julgamento e concurso leiteiro. A programação da feira ainda contará com leilões, feira de negócios, espaço kids (fazendinha), Megaleite Day com palestra do médico Drauzio Varella e oficina show de culinária com Olivier Anquier, dentre outros eventos.

Com entrada gratuita, a feira é organizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e tem o apoio do Governo de Minas, via CODEMIG e Secretaria de Agricultura do Estado de Minas Gerais, MAPA e Embrapa Gado de Leite, Parceria Premium da Embaré, Parceria Master das empresas CRV Lagoa, Real H, ALLFLEX, Rehagro, Zoetis, DSM, MF Rural, Agener-União, ST Genetics, Ourofino Saúde Animal, Major Nutrição Animal, Agroceres Multimix e Canais Master Canal Rural e Terraviva. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114