Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Segunda, 19 de junho de 2017, 19h44

Ganhadores do Prêmio de Mobilização 2015 conhecem o sistema produtivo da França


Com o olhar mais apurado para a qualificação e a capacitação de mão de obra, o gerente técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso, Carlos Augusto Zanata, mais conhecido como Guto, conta que assim como no Brasil, nas regiões que visitaram na França, os pequenos produtores estão sempre em busca de novos conhecimentos e tecnologias. "Foi o que ficou claro na primeira semana de visitas técnicas. Percebemos que eles estão sempre incorporando uma nova tecnologia e agregando conhecimento para atender melhor tanto o mercado comprador, como o consumidor".

.

O objetivo desta missão técnica é que o grupo de mato-grossenses possam conhecer a produção agropecuária da França. E além disso, trocar experiências e adquirir novos conhecimentos que poderão inspirar e auxiliar o desenvolvimento da produção mato-grossense.

Esta viagem é o prêmio para os vencedores do Prêmio de Mobilização 2015, SENAR-MT, representantes das três fazendas ganhadoras do Prêmio Sistema Famato em Campo Edição 2016, líderes do setor do agronegócio e colaboradores do Sistema Famato/SENAR-MT. Em uma das visitas, serão apresentados alguns "cases" dos mato-grossenses para os produtores franceses. O objetivo é mostrar como funciona a agropecuária desenvolvida em Mato Grosso.

Os vencedores estaduais do prêmio de Mobilização 2015, do SENAR-MT, são os representantes do Sindicato de Produtores Rurais de Alta Floresta. O presidente Valmir Coco destaca que é muito importante conhecer como é o sistema produtivo da agropecuária em outra cultura. "Uma das coisas que me impressionou foi o tamanho das propriedades. "São pequenas e o trabalho é feito pela família. A maior parte das propriedades não tem funcionários. Isso para é intrigante".

O mobilizador de Alta Floresta, acrescentou que está vendo e conhecendo muitas novidades. "Quer compartilhar todo esse aprendizado com a comunidade". Assim como o presidente do Sindicato, Luiz ficou impressionado com o tamanho das propriedades. "Eles têm propriedades menores e produzem mais. A viagem está sendo extremamente produtiva e importante para nos trazer novas ideias".

O grupo de mato-grossenses visitou propriedades de soja orgânica e outras que agregam valor à produção. Conheceram a produção em Aveyron, Vale Loire onde visitaram a Terrena - La Nouvelle Agriculture, uma cooperativa agrícola com 130 anos de história que conta com cerca de 29 mil agricultores associados. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114