Cuiabá | MT 24/04/2024
Agro
Quarta, 21 de junho de 2017, 17h01

Suinocultores do PR reivindicam do Estado redução de ICMS


O assunto voltou a ser discutido com o governo em audiência realizada na semana passada com o titular da Secretaria de Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara.

.

Segundo informações da APS, o secretário foi receptivo ao pleito dos suinocultores e prometeu reforçar a questão especialmente junto a Secretaria da Fazenda, responsável pela matéria na administração estadual.

Em fevereiro, os presidentes das três entidades do Sul que representam o sistema suinícola na região defenderam o estabelecimento de alíquota única para Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O pedido foi feito através de ofício assinado pelos presidentes das associações estaduais de suinocultores, entregues aos três governadores dos respectivos estados.

Em comunicado público, a associação informou que a época, o combinado era que em conjunto e ao mesmo momento, o decreto de redução do ICMS seria assinado. “Porém, recentemente, apenas o Rio Grande do Sul estabeleceu a nova alíquota e os produtores gaúchos são os únicos beneficiados, em detrimento dos produtores do Paraná e Santa Catarina. De acordo com o ofício entregue, a redução para 6% beneficiaria mais de 20% dos produtores de suíno do Paraná e outros tantos nos demais estados”, publicou a APS.

A associação frisou que o sistema suinícola dos três estados do Sul entende que o percentual de 6% não prejudica a arrecadação dos Estados e dos Municípios produtores de suínos na região, e ao mesmo tempo ajuda a fomentar e manter a suinocultura, atividade que vez ou outra é afetada por crises de mercado, sendo que em 2015 e 2016 a crise no setor se agravou pela situação econômica ainda preocupante no Brasil após o primeiro trimestre de 2017.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114