Cuiabá | MT 16/04/2024
Agro
Sexta, 23 de junho de 2017, 11h58

GDR participa de maior evento de agricultura familiar do Centro Oeste


O Gabinete de Articulação e Desenvolvimento Regional participou em Goiânia, da Agro Centro-Oeste Familiar 2017, maior evento da agricultura familiar da Região Centro-Oeste. A equipe técnica do GDR inscreveu o trabalho "Assessoramento Técnico para o Desenvolvimento do Turismo Rural e Ecoturismo do Assentamento Serra Verde em Barra do Garças".

Em processo realizado com diálogo junto aos assentados, foi possível construir esse diálogo com as famílias ali estabelecidas, que trabalham o seu sustento e comercialização através da agricultura familiar, advinda da mandioca, extrativismo da castanha do baru (onde são feitos pé de moleque, farinha e baru torrado), apicultura, doces em compota, gado leiteiro, derivados do leite, artesanato, café sombreado, piscicultura, cultivo de abacaxi, horticultura, cultivo de urucum, cultivo de pequi, criação de suíno, criação de frango.

.

O plano de ação está estruturado de modo a trazer informações acerca da Contextualização do Turismo Rural e ainda Contextualização do Assentamento Serra Verde, o Turismo Praticado, Diagnóstico e Aspectos Identificados, Ações para o Fortalecimento do Turismo Rural e Ecoturismo no Assentamento, trazendo assim, ao final do documento, Diretrizes e Ações Estratégicas para o desenvolvimento com base local.

Isso contribui com a possibilidade do produtor rural de diversificar sua fonte de renda e de agregar valor aos seus produtos, dinamizando social e economicamente os espaços rurais, pertinente para a realidade hoje vivida no local.

Foram então definidos os seguintes eixos necessários para auxiliar na aplicabilidade das ações, através da presença de: Instituições de Ensino e Pesquisa, Instituições Financeiras, Poder Público Local, Poder Público Estadual e ainda Poder Público Federal.

A construção desse Plano de Ação permitiu estabelecer cinco diretrizes e ações estratégicas de desenvolvimento regional: apoio à produção rural sustentável; financiamento e crédito rural para a produção rural sustentável; arranjos institucionais para a produção rural sustentável; financiamento e crédito rural parra o turismo rural sustentável; arranjos institucionais para o turismo rural sustentável.

O evento em Goiânia foi realizado entre os dias 7 a 10 de junho, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás, e contou com extensa agenda, com Mini Cursos, Oficinas, Mesas Redondas, Palestras, Rodas de Conversa, Encontro de Comunidades Quilombolas, Encontro de Rede de Colegiados, Palestras Técnicas, Workshops, Encontro de Mulheres Rurais, Cursos Práticos de Piscicultura e Produção de Ração, Atividades e Cursos Extras, Mostra Tecnológica, Fazendinha, Dia de Campo, Tenda de Práticas Tecnológicas.

Foram exposto outros 193 trabalhos inscritos e selecionados. O GDR esteve representado pelo secretário de Articulação e Desenvolvimento Regional de Mato Grosso, Antônio Carlos Figueiredo Paz, e pelo assessor técnico João Eduardo Sá Costa Moreira Brito, que apresentou o trabalho para a comissão organizadora.

Vale destacar a presença de representantes da Associação dos Pequenos Produtores e Produtoras Rurais do PA Serra Verde, expondo seus produtos e trabalho artesanal para os demais participantes da ACOF 2017.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114