Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Terça, 04 de julho de 2017, 07h58

Curso aborda melhoramento genético em bovinos


O tradicional curso de melhoramento de gado de corte Embrapa - Geneplus atinge, em 2017, a sua 29ª edição. Com foco principal em genética, porém inserida em um amplo contexto de sistema de produção, o encontro acontece entre os dias 11 a 14 de julho na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande (MS). Com realização da Embrapa e Geneplus Consultoria Ltda., o evento conta com o suporte da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária e Ambiental (Fundapam) e participação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Universidade Brasil.

.

O objetivo desta edição, segundo o melhorista e pesquisador Antônio Rosa, um dos organizadores do evento, é proporcionar aos participantes uma oportunidade para atualização técnica e discussão de temas que possam contribuir para a melhoria da produtividade, qualidade de produto e para a redução de custos. “São estratégias que devem ser aprimoradas permanentemente e, em especial, em momentos de crise, como atualmente, com seus reflexos negativos para toda a cadeia produtiva, principalmente, para o produtor rural”, ressalta. Para isso, a capacitação é indicada a profissionais da rede de assistência técnica pública e privada, associações de criadores e centrais de inseminação, criadores, técnicos em agropecuária, acadêmicos de ciências agrárias.

A programação dos dias 11, 12 e 13 será realizada no auditório Nelore da Embrapa, com palestra de abertura abordando o cenário da cadeia produtiva da carne bovina e suas perspectivas, a partir das 8 horas. Em seguida, serão tratados temas relevantes para o sistema de produção, como os recursos genéticos (raças bovinas), o cruzamento entre raças, o uso estratégico de pastagens e suplementação alimentar, o controle sanitário, a reprodução e suas biotécnicas, o bem estar animal e a gestão do negócio.

Os dados de campo trabalhados para se chegar as estimativas dos valores genéticos dos animais, expressos em DEP (Diferença Esperada na Progênie) também estarão presentes e, finalmente, as informações incluídas nos Sumários de Avaliação Genética para o aprofundamento dos conceitos e aplicações de seleção e para a elaboração dos planos de acasalamento. Já no dia 14, as atividades de campo tomam a manhã, na fazenda Modelo da Embrapa, em Terenos (MS), com a unidade de demonstração de seleção - “Rebanho Nelore PO”; e à tarde, na Sede da Embrapa, com os rebanhos Caracu e Senepol.

O curso é uma das atividades do projeto de transferência de tecnologia do Programa de Melhoramento de Gado de Corte, integrante de uma iniciativa maior, denominada Arranjo MaxiBife. Com carga-horária de 32 horas são oferecidas 50 vagas. As inscrições para profissionais custam R$ 460,00 e estudantes e participantes de edições anteriores (com comprovação), R$ 230,00. Informações nos telefones (67) 3027-6383 e 3042-6383 e site, www.embrapa.br/gado-de-corte.

Serviço:
Curso de Melhoramento de Gado de Corte da Embrapa
Data: 11 a 14 de julho
Local: Embrapa Gado de Corte, rua Rádio Maia, 830, Vila Popular, Campo Grande (MS)
Informações: (67) 3327-6383, 3042-6383 e www.embrapa.br/gado-de-corte 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114