Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Quarta, 02 de agosto de 2017, 07h01

Embrapa participa de discussão sobre Biodiversidade para o Futuro em Instituto de Pesquisa Alemão


Durante o mês de Junho de 2017, a pesquisadora Margareth Simões da Embrapa Solos participou das discussões sobre o tema Biodiversidade para o Futuro ocorridas no Potsdam Institute for Climate Impact Research (PIK), na Alemanha. O PIk é uma instituição de pesquisa que faz parte do Parque Científico Albert Einstein, dedica-se a questões científicas cruciais nas áreas de mudanças climáticas, impactos do clima e desenvolvimento sustentável, tendo um papel importante no Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

.

As discussões abordaram aspectos relativos ao gerenciamento dos riscos de mudanças climáticas na América do Sul, conceitos como tipping points, resiliência na Amazônia (Brasil e Colombia),Cerrado (Brasil) e Gran Chaco (Argentina), dinâmica do uso da terra, modelagem e como identificar tipping points e desenvolver estratégias para evitá-los. Entre os resultados do encontro destacam-se a definição de conceitos em diferentes escalas locais, ecoregionais, observados o uso de modelos socioecológicos.

Durante o encontro, a pesquisadora Margareth apresentou a experiência da Embrapa no desenvolvimento do indicador de Interidade Ecossitêmica através do uso de satélites na Amazônia. Este trabalho permite aos tomadores de decisão monitorar a perda de biodiversidade em florestas tropicais, podendo estabelecer uma relação com a consequente avaliação da perda de serviços ecossistêmicos (ex: carbono e água). Em especial esta metodologia viabiliza o monitoramento em regiões ou países com pouco acesso a dados de campo, já que é baseada em produtos de satélite, disponibilizados de forma gratuita.

Como resultado desta reunião destaca-se a elaboração de um memorando de entendimento (Memorandum of Understading – MOU) entre a Embrapa e a renomada instituição alemã que irá resultar na cooperação entre as duas instituições. Nas discussões para a elaboração do MOU houve a participação do coordenador do Labex Europa Pedro Machado, da pesquisadora Kirsten Thonicke representando o PIK e dos pesquisadores da Embrapa Solos Margareth Simões e Rodrigo Ferraz. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114