Cuiabá | MT 19/04/2024
Agro
Quinta, 10 de agosto de 2017, 13h15

Evento da Fundação MT sobre o preparo da safra inicia semana que vem


A edição de 2017 do É Hora de Plantar, evento gratuito de palestras da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, inicia na próxima semana e passa por 10 cidades do Estado, de 14 a 25 de agosto. Em todos os locais, especialistas da instituição e convidados vão apresentar e debater temas sobre manejo do solo, controle de doenças e condições climáticas. As inscrições são feitas no local e os eventos iniciam às 18h30.

 

Para um dos temas - Condições climáticas para a safra 2017/18 -, a Fundação MT convidou os meteorologistas da Somar Meteorologia, Celso Oliveira e Graziella Gonçalvez. Os palestrantes vão levar informações relacionadas à distribuição de chuvas e temperatura em Mato Grosso, com a ocorrência ou não dos fenômenos El Niño, La Ninã ou de neutralidade climática. "Vamos responder às dúvidas que os produtores e profissionais agrícolas têm neste momento da safra", sinaliza Celso Oliveira.

 

Como serão as chuvas no início do plantio: começarão dentro do normal, atrasarão, serão tão boas como as do ano passado? A regularização da chuva acontecerá mais tardiamente ou mais precocemente que o normal? Perguntas como essas farão parte do conteúdo para sanar as dúvidas dos participantes.

 

Além do clima, o É Hora de Plantar vai abordar os resultados de pesquisa e o posicionamento da Fundação MT em manejo do sistema de produção, correção do solo, adubação e nutrição da soja, com os pesquisadores Leandro Zancanaro, Claudinei Kappes e Fabio Ono. Já o pesquisador e consultor técnico da Fundação MT, Fabiano Siqueri, e o coordenador de Fitopatologia e Herbologia, Ivan Pedro, vão levar ao público dados dos ensaios de rede, com destaque para alguns protocolos com novas sugestões de uso dos fungicidas multissítio.

 

Programação – De 14 a 18 de agosto o evento será em Sinop (14/08), Sorriso (15/08), Nova Mutum (16/08), Campo Novo do Parecis (17/08) e Tangará da Serra (18/08); e de 21 a 25 de agosto em Confresa (21/08), Querência (22/08), Canarana (23/08), Primavera do Leste (24/08) e Rondonópolis (25/08). Neste último local haverá um momento extra com o case do campeão do Centro-Oeste no Desafio CESB de Máxima Produtividade de Soja 2016/17.

 

Em todos os eventos, os participantes serão recebidos com um coquetel, em seguida iniciam as palestras de 30 minutos cada uma. Após as apresentações, haverá debate sobre os temas com duração de uma hora e meia.

 

As empresas Arysta, Basf, Du Pont, Kleffmann Group, Oxiquímica, Syngenta, TMG, UPL e Vale Fertilizantes patrocinam o É Hora de Plantar, que também recebe o apoio da Aprosoja-MT. Mais informações em https://goo.gl/PQAhm9




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114