Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Sexta, 11 de agosto de 2017, 07h31

Publicado edital do curso sobre técnica TIFOI


A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) localizada em Brasília, DF, promove no período de 16 a 18 de outubro de 2017 o primeiro curso de Transferência Intrafolicular de Ovócitos Imaturos (TIFOI) em Bovinos. Para conhecer o edital e realizar as inscrições acesse o link: https://www.embrapa.br/recursos-geneticos-e-biotecnologia/curso-tifoi .

.

A biotécnica, lançada no ano passado, apresenta todas as vantagens da fecundação in vitro (FIV) com o benefício adicional de não precisar de laboratório para ser realizada. Ou seja, os criadores podem obter os embriões com a mesma rapidez e agilidade da FIV (um bezerro por semana a partir de uma única vaca doadora) e ainda com redução de custos. A TIFOI brasileira já resultou no nascimento de três bezerros na Fazenda Sucupira (foto), campo experimental da Embrapa localizado em Brasília (DF). O sucesso da técnica gerou o registro da marca junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

O curso é voltado exclusivamente para médicos veterinários que já tenham experiência em aspiração folicular (OPU). Com carga horária de 28 horas, as aulas acontecerão das 8h às 12h e das 13h às 17h no Centro de Treinamento do Campo Experimental Sucupira - CES, Estrada Taguatinga/Núcleo Bandeirante, Brasília, DF. Há oito vagas disponíveis, e a Embrapa emitirá certificado de capacitação aos alunos regularmente inscritos que concluírem integralmente o curso.

Curso será dividido em aulas teóricas e práticas

A coordenação técnica do curso é da pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Margot Alves Nunes Dode, e o conteúdo programático inclui aulas teóricas e práticas.

As aulas teóricas abordarão os seguintes assuntos: Situação da produção de embriões no Brasil: SOV, PIVE e perspectivas do uso da TIFOI; Conceitos gerais da fisiologia ovariana bovina e embriologia: ovogênese, maturação ovocitária e desenvolvimento embrionário inicial; Princípios da aspiração folicular guiada por ultrassom (OPU); coleta e transferência de embriões (TE) e TIFOI; Avaliação de ovócitos e embriões; Seleção de “ovuladoras”: medidas foliculares com ultrassom (US) e Colour Doppler.

Já as aulas práticas abrangem os conteúdos: Protocolos, avaliação e seleção de vacas ovuladoras (US e Doppler); Avaliação de ovócitos e embriões; Injeção intrafolicular de ovócitos imaturos; e Coleta de embriões por lavagem uterina.

Sobre as inscrições

O investimento total é de R$ 3 mil sem hospedagem, e R$ 3.500 com hospedagem na Fazenda Sucupira, incluídos no valor todo o material do curso e jaleco. Para inscrições até o dia 15/08/2017, o valor do curso poderá ser dividido em até três vezes sem juros, com pagamento da última parcela até o dia 08/10/2017. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114