Cuiabá | MT 24/04/2024
Agro
Sexta, 11 de agosto de 2017, 08h34

Visita técnica de produtores rurais de Rianápolis


Produtores rurais de Rianápolis, município distante a 177 km de Goiânia estiveram, no dia 8 de agosto, na Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás, GO) onde participaram de visita técnica sobre a cultura do arroz e do feijão.

Eles foram recebidos pela equipe do Setor de Transferência de Tecnologia para a Agricultura Familiar (STAF) que mostraram alguns experimentos de arroz, feijão irrigado e, também, realizaram visita ao Banco Ativo de Germoplasma (BAG).

.

“A visita do grupo de produtores, junto com o técnico da Emater de Rianápolis, Quintino da Silva Moreira, e também, pelo Secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município, Cristiano dos Reis, foi uma oportunidade, um momento maior de aproximação entre a Embrapa e os agricultores, e para que eles possam, também, conhecer melhor o papel da Empresa, o que pode ser feito e útil para eles”, destacou o analista de transferência de tecnologia, Glays Matos.

Antônio Gomes de Souza, mais conhecido como Viola, é um dos produtores do município; ele é separado, tem dois filhos e arrendou uma propriedade para produção de frutas, feijão e mandioca: “eu tenho 3 hectares de roça e produzo mandioca, batata doce, milho, feijão e abacaxi. Uma parte é para o sustento familiar e a outra é vendida em feiras e pequenos comércios da região”. Para Viola, o problema que ele enfrenta atualmente é a mosca branca no feijoeiro e a antracnose em frutas.

O produtor rural Hemes Rocha de Assis, nascido e criado em Ceres, a 20 Km de Rianápolis, também faz parte do grupo de visitantes; ele trabalha, junto com a esposa e um filho, numa propriedade de 33 hectares dividida, uma parte, para soja e a outra parte em arroz e milho, e na palhada do arroz ele planta o feijão: “gostei bastante desta visita onde aprendi coisa bem interessantes, principalmente, sobre o feijão e arroz de 65 dias em que fiquei bem interessado em produzir”.

Já o técnico agropecuário da Emater, Quintino da Silva Moreira, trabalha em Rianápolis ha 25 anos: “Esta região já foi grande produtora de grão, mas agora, com o passar dos anos, concentra na produção leiteira”, destacou o técnico da Emater, que conclui: “O que nós estamos buscando nessa visita à Embrapa Arroz e Feijão é criar maiores oportunidades de negócio para o produtor; como alternativa ao leite, identificamos outras opções, como no caso, o arroz, o feijão e outras culturas que podem dar renda bem melhor para os produtores”.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114