» mais
Comentar           Imprimir
Agronegócio
Sábado, 19 de agosto de 2017, 17h59

Pesquisadores da Embrapa ministram curso sobre cultivo de melancia no Estado do Amazonas


Agricultores familiares do município de Iranduba (AM) participaram de um curso sobre cultivo de melancia no estado do Amazonas no dia 17 de agosto, promovido pela Embrapa Amazônia Ocidental, Banco da Amazônia (Basa) e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário da Amazônia (Idam). Ministrado por pesquisadores da Embrapa, o curso teve como objetivo apresentar recomendações técnicas para o cultivo da cultura na região, visando aumentar a produtividade e a renda dos produtores. Realizada na comunidade Unidos do 26, a atividade faz parte do projeto Pesquisa e Transferência de Tecnologias para o Desenvolvimento da Produção de Hortaliças no Amazonas (HORTBASA).

.

As atividades foram divididas em duas partes, sendo que na parte da manhã foram repassadas informações sobre o cultivo da melancia e a tarde sobre irrigação e fertirrigação. A pesquisadora da Embrapa Amazônia Ocidental Marinice Oliveira Cardoso, ministrante da parte da manhã, disse que a primeira ação do produtor para implantar a cultura da melancia é a escolha de cultivares da planta adaptadas à região. Além disse, a pesquisadora ressaltou que a produção de mudas e a utilização de sementes de boa qualidade são fatores essenciais para o bom estabelecimento da cultura. “Nós não recomendamos o uso de sementes retirados de frutos e nem o plantio direto das sementes na terra. Usar sementes certificadas e de qualidade e produzir primeiro as mudas, são fatores que podem garantir um bom desenvolvimento das plantas e a produção de frutos”, ressaltou Marinice.

Outro ponto destacado pela pesquisadora foi em relação à adubação, tanto nas covas como de cobertura no desenvolvimento das plantas. De acordo com ela, a reposição de nutrientes necessários para a cultura é essencial, garantindo uma boa produtividade na área plantada. Marinice Cardoso abordou ainda as principais doenças e insetos-pragas que atacam a melancia no Amazonas, apresentando aos produtores alternativas de manejo para combater esses problemas.

Na parte da tarde, o pesquisador Isaac Cohen repassou informações sobre irrigação e fertirrigação. Cohen apresentou dados sobre o clima do Estado do Amazonas, ressaltando que historicamente nos períodos de seca, que vai de julho a outubro, existe um déficit hídrico no solo. Isso, segundo o pesquisador, pode trazer problemas para as culturas agrícolas, no caso a melancia, se não for utilizada a irrigação. Nesse sentido, Cohen mostrou as alternativas de sistemas de irrigação, ressaltando que para a melancia a mais recomendada é por gotejamento.

O pesquisador abordou também os momentos em que o produtor deve irrigar a área de plantio. Para tanto, segundo ele, é preciso saber quando a terra está necessitando de água e providenciar o insumo que é imprescindível para o desenvolvimento das plantas. Nesse sentido, Cohen destacou que a Embrapa desenvolveu um aparelho, chamado Irrigas, que informa o momento em que deve ser irrigado. Esse aparelho pode ser montado pelos próprios agricultores e o pesquisador ensinou como fazer o equipamento de forma simples e utilizando materiais baratos. “A irrigação é um seguro contra a seca, aumenta a produtividade e também a qualidade do produto”, salientou o pesquisador.

Para o produtor Renato Acácio de Souza, que já participou de outras capacitações da Embrapa, as tecnologias recomendadas melhoraram bastante a sua produtividade. Nessa safra, Souza plantou dois hectares da fruta, utilizando as recomendações da Embrapa e projeta colher em torno de seis mil frutas na área. “Com uma boa produtividade e dependendo do preço no momento da comercialização, a melancia pode representar uma boa fonte de renda para o agricultor”, disse.  


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Você defende que a ferrovia passe por Cuiabá?

Sim, pois incrementará a economia.
Não, pois não temos produtos em volume necessários.
Indiferente
Outro problema como o VLT
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114