Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Terça, 19 de setembro de 2017, 07h58

Curso traz atualizações sobre sistemas de integração


Os sistemas de integração entre lavoura, pecuária e floresta vem sendo cada vez mais adotados pelos produtores rurais em todo o território nacional. Atualmente, estima-se uma área com mais de 11 milhões de hectares com as diferentes modalidades de integração, com predomínio do sistema ILP (Integração Lavoura-Pecuária). Além deste, existem outros tipos de integração como, por exemplo, a IPF (Integração Pecuária-Floresta), a ILF (Integração Lavoura-Floresta) e a ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta). Para abordar essas tecnologias a Embrapa Pecuária Sudeste realiza, nos dias 28 e 29 de setembro, em São Carlos-SP, um curso que trará aos participantes a oportunidade de se atualizarem em temas relativos aos sistemas de integração.
Pesquisas e observações em fazendas que adotam a integração comprovam a viabilidade técnica e econômica destes sistemas, desde que implantados corretamente e com acompanhamento técnico.

.

Atualmente, o desafio é incrementar a adoção de sistemas mais diversificados, como aqueles sistemas de integração com componente florestal (ILF, IPF e ILPF). Eles conferem possibilidade de renda adicional da madeira ou de produtos não-madeireiros em médio e longo prazos, associada a ganhos na produtividade e bem-estar animal.

O organizador do evento, Hélio Omote, enfatiza que "serão abordados diversos temas técnicos como, por exemplo, as interações biofísicas entre os diferentes componentes dos sistemas integrados, os efeitos sobre a qualidade do solo, a produção animal e vegetal em sistemas de ILP e ILPF, etc. Outros temas transversais serão debatidos, como a questão de serviços ambientais e do crédito rural". Além disso, as questões ligadas à adoção de sistemas de integração no Brasil e um estudo de caso de adoção em solos arenosos do Estado de São Paulo também serão apresentados.

O pesquisador José Ricardo Pezzopane, da Embrapa Pecuária Sudeste, vai tratar das interações entre os componentes agrícola, forrageiro, animal e florestal em sistemas de integração. José Ricardo também fará uma exposição sobre o manejo das árvores com intervenções realizadas para favorecer a produção de grãos (ou silagem), de forragem e também de madeira em níveis adequados" afirma.

Outra palestra abordará o Plano ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono) e Certificação Carne Carbono Neutro. Nesta apresentação, o palestrante Luiz Adriano Cordeiro, pesquisador da Embrapa Cerrados, vai explicar como surgiu e em que situação está o Plano ABC, um dos planos setoriais propostos pelo Brasil para atingir as metas de redução da emissão de GEE. O Plano ABC prevê ações transversais como a criação de linhas de crédito para auxiliar o produtor rural na implantação destes sistemas sustentáveis. Por exemplo, o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) possui, desde 2010, o Programa ABC (Agricultura de Baixo Carbono), que é uma linha de crédito para financiar as tecnologias ligadas à sustentabilidade e redução de emissão de GEE com juros mais baixos e prazos de carência mais longos. Já foram utilizados R$ 14 bilhões em mais de 40 mil contratos, de acordo com o pesquisador. “O Plano ABC é uma política pública robusta que foi implantada em todos os Estados brasileiros. Cada um deles tem um Grupo Gestor Estadual para planejar, coordenar e acompanhar as ações”, explicou. Além dos sistemas de integração (ILP, ILF, IPF e ILPF), a agricultura brasileira dispõe de outras tecnologias que estão sendo adotadas pelos produtores rurais e que têm potencial de mitigar emissões de GEE. São elas: recuperação de pastagens degradadas, sistema plantio direto, fixação biológica de nitrogênio, florestas plantadas e tratamento de dejetos animais.

Carne Carbono Neutro (CNN)
A palestra de Luiz Adriano no curso também vai abordar o protocolo "Carne Carbono Neutro - CCN", que é uma iniciativa da Embrapa para diferenciar a carne produzida a partir de um processo que equilibra as emissões e o sequestro de carbono. “A Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS) criou um protocolo de certificação que valoriza a carne produzida em um sistema de integração com árvores, seja a ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta) ou a IPF (Integração Pecuária-Floresta).”

A presença obrigatória de árvores no sistema – nos estudos da Embrapa foi utilizado plantio de eucalipto – faz com que o estoque de carbono na biomassa e no solo compense as emissões de metano pelos bovinos. “Futuramente, o produtor rural que se enquadrar nos critérios deste programa vai receber um selo que atesta a neutralidade ou compensação da emissão de gases de efeito estufa”, explicou o pesquisador. A proposta está em fase de validação pela Embrapa e parceiros.

Interessados no curso de ILPF da Embrapa Pecuária Sudeste podem se inscrever até o dia 22 de setembro pela internet, no site http://conveniar.faped.org.br/eventos

Serão ofertadas 60 vagas e o valor único de inscrição é R$ 150,00. O curso terá aulas teóricas e práticas, com carga horária de 16 horas. Confira a programação:

Dia 28 de setembro – quinta feira

8:00 – 8:30 - Abertura e entrega de material
8:30 – 9:30 – Plano Agricultura de Baixo Carbono (Plano ABC) e Certificação Carne Carbono Neutro
(Luiz Adriano M. Cordeiro - Embrapa Cerrados)
9:30 – 10:30 - Interações Biofísicas entre os componentes agrícola, forrageiro, animal e florestal em sistemas de integração.
(José Ricardo Pezzopane – Embrapa Pecuária Sudeste)
10:30 – 11:00 – Café
11:00 – 12:00 – Efeitos da ILP e ILPF sobre a qualidade do solo.
(Alberto Bernardi – Embrapa Pecuária Sudeste)
12:00 – 13:30 – Almoço
13:30 – 14:30 – Produção animal em sistemas de ILP e ILPF
(Sérgio Novita Esteves – Embrapa Pecuária Sudeste)

14:30 – 15:30 – Produção vegetal em sistemas de ILP e ILPF
(José Ricardo Pezzopane – Embrapa Pecuária Sudeste)
15:30 – 16:00 – Café
16:00 – 17:00 – Provisão de serviços ambientais em sistemas de integração
(Maria Luiza Nicodemo – Embrapa Pecuária Sudeste)
17:30 – 18:00 – Indicadores de conforto térmico animal em pastagens arborizadas.
(Alexandre Rossetto Garcia – Embrapa Pecuária Sudeste)

Dia 29 de setembro – sexta feira

8:30 – 9:30- Adoção de Sistemas de Integração no Brasil
(William Marchió - Rede de Fomento ILPF)
9:30 – 10:30 – Recomendações para Elaboração de Projetos para Crédito Rural pelo Programa ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono)
(Maria da Graça Ribeiro Fogli - Banco do Brasil)
10:30 – 11:00 – Café

11:00 – 12:00 - Adoção da ILP em solos arenosos do estado de São Paulo
(Diogo Cardoso Rojas - Cocamar)
12:00 – 14:00 – Almoço
14:00 – 17:00 – Visita aos sistemas da Embrapa Pecuária Sudeste

Serviço

Curso Integração Lavoura-Pecuária-Floresta
Quando: 28 e 29 de setembro de 2017
Onde: Embrapa Pecuária Sudeste
Localização: Rodovia Washington Luiz, Km 234 s/nº, Fazenda Canchim, São Carlos, SP.
Inscrições: até 22 de setembro de 2017, somente pela Internet, no link http://conveniar.faped.org.br/eventos 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114