Cuiabá | MT 23/04/2024
Agro
Quinta, 28 de setembro de 2017, 02h39

Seminário discute Integração Lavoura-Pecuária-Floresta no sertão de Pernambuco


No dia 30 de setembro, produtores, técnicos e pesquisadores estarão reunidos no sertão pernambucano para o seminário “Integração Lavoura Pecuária Floresta para o município de Inajá-PE: Desafios e Alternativas”. O objetivo é ampliar a adoção das tecnologias de ILPF específicas para regiões semiáridas, áridas e de agreste. O evento é realizado pela Embrapa em parceria com a Prefeitura Municipal de Inajá e a ONG Ambiente de Desenvolvimento Sustentável (ADS).

.

Durante o seminário serão tratados temas como os recursos hídricos – englobando a crise hídrica, mudanças climáticas, gestão e manejo de açudes na implantação de tecnologias ILPF –, a importância econômica e o manejo de culturas como o melão e melancia, e também o aproveitamento da algarobeira como componente florestal. Além disso, serão apresentados e discutidos os objetivos da rede de fomento de ILPF no estado de Pernambuco e o potencial do município de Inajá para a implantação do sistema.

Segundo a organizadora do evento, a pesquisadora da Embrapa Semiárido Salete Alves de Moraes, a implantação de tecnologias de ILPF na região tem o propósito de recuperar áreas em estado de degradação, pensando nos desafios climáticos para o Semiárido e nos diferentes tipos de solo. “As dificuldades aqui são maiores do que na maior parte das outras regiões, como no Cerrado, por exemplo, onde existem modelos já consolidados de sistemas integrados”, conta.

O trabalho faz parte de uma parceria público-privada que forma a Rede de Fomento ILPF, cujo objetivo é acelerar uma ampla adoção dos sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta por produtores rurais, como parte de um esforço visando a intensificação sustentável da agricultura brasileira. De acordo com a pesquisadora, os desafios para a região Nordeste são grandes, mas “se a gente conseguir trabalhar e produzir conservando recursos como água e solo e utilizando de forma mais integrada os cultivos, podemos consolidar e melhorar socioeconomicamente o Semiárido brasileiro”, explica.

Programação - O seminário é aberto a todos os interessados e contará com seis palestras proferidas pelos pesquisadores Salete Alves, Clóvis Eduardo Nascimento, Lúcio Pereira, Nivaldo Duarte e Jony Yuri, da Embrapa Semiárido, além do gestor da ONG ADS, José Carlos Cavalcanti.

A programação do evento tem início às 8 horas, no Ginásio Municipal de Inajá, e se encerra com uma visita à Fazenda Inchuí, selecionada para ser um ponto de referência para as tecnologias, a partir das 14 horas. “Vamos mostrar onde as tecnologias serão implantadas e porque esse resgate da conservação do solo, do recursos hídricos e do componente florestal são importantes”, destaca Salete.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114