Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Sexta, 29 de setembro de 2017, 07h07

Evento em parque de Aracaju busca conscientizar para conservação da flora nativa


Popularizar o tema Recursos Genéticos Vegetais (RGV) junto ao público urbano e conscientizar para o seu papel na conservação das espécies nativas da flora do Nordeste. Este é o principal objetivo do ‘RGV no Parque’, que acontece no Parque Augusto Franco, conhecido popularmente como Parque da Sementeira, em Aracaju, na manhã do domingo, 8 de outubro.

.

Fruto de parceria entre a Embrapa, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Aracaju (Sema) e a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que administra o parque, o evento é a primeira atividade da programação do 3º Simpósio da Rede de Recursos Genéticos Vegetais do Nordeste (RGV Nordeste), que acontece na capital sergipana de 8 a 11 de outubro.

A atividade é aberta ao público em geral, e escolas da capital poderão levar turmas de estudantes para participar do evento. De forma fácil e interativa, pesquisadores e agentes das organizações parceiras promoverão momentos de interação e transmissão de conceitos básicos sobre a conservação espécies nativas do Brasil, algumas desconhecidas e outras muito ligadas ao dia a dia das pessoas.

A criançada e os demais visitantes poderão aprender, de maneira lúdica e informal, a importância de plantas de interesse, como fruteiras, ornamentais, florestais, entre outras, com orientação técnica para cultivo e manutenção das espécies. Serão distribuídas mudas que podem ser plantadas, inclusive, em quintais e jardins, sensibilizando a população e compartilhando a necessidade e a responsabilidade da conservação dos recursos genéticos.

Também será realizado o plantio de árvores nativas por alunos de escolas de nível fundamental, como parte do projeto de educação ambiental desenvolvido pelo Município de Aracaju.

Para a pesquisadora da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Fernanda Vidigal, uma das coordenadoras do evento, o cidadão urbano pode e deve ser um importante ator na conservação de espécies nativas ou de recursos genéticos importantes para a região onde vive. “É ele quem decide o que planta em sua casa, seja em vasos no seu apartamento ou em um jardim. Assim é fundamental o desenvolvimento de estratégias que possam passar ao cidadão este tipo de informação, podendo sensibiliza-lo, transformando-o em um parceiro na conservação da nossa agrobiodiversidade, mesmo em espaços urbanos”, argumenta.

SERVIÇO

O que: 3º RGV no Parque
Onde: Parque Augusto Franco (Parque da Sementeira), esquina das Avenidas Beira Mar e Sílvio Teixeira, Praia 13 de Julho, Aracaju, SE
Quando: 8 de outubro (domingo) – 9h-12h
Quem: Embrapa; Sema; Emsurb; RGV Nordeste
Informações: tabuleiros-costeiros.eventos@embrapa.br / (79) 4009-1316

Saiba mais sobre o RGV no Parque
O evento surgiu sob a denominação de RGV na Praça, em Cruz das Almas, BA, e depois de quatro edições, pela primeira vez, sai das fronteiras da Bahia, aportando em Sergipe. O evento, que já possui esse perfil itinerante, sofreu alguns ajustes e agora, no belo Parque da Sementeira, recebeu o nome de RGV no Parque.

Dessa forma, esse evento é um convite para que todos possam desfrutar de uma manhã diferente e que, certamente, irá enriquecer os conhecimentos dos que comparecerem.

Histórico
O evento denominado Recursos Genéticos Vegetais (RGV) na Praça surgiu a partir de uma atividade da disciplina Conservação de Recursos Genéticos Vegetais e de um trabalho realizado com os alunos do Curso de Recursos Genéticos Vegetais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Embrapa, que visava a um diagnóstico das espécies mais cultivadas em jardins particulares, parques e avenidas de Cruz das Almas, BA.

O resultado mostrou um panorama preocupante e uma comunidade completamente desvinculada de conceitos que envolviam espécies nativas, conservação e recursos genéticos vegetais. As docentes responsáveis pela disciplina, Maria Angélica Carvalho Costa e Fernanda Vidigal Duarte Souza, decidiram iniciar junto com os alunos, em anos posteriores, um trabalho que buscava introduzir nos quintais urbanos espécies nativas, adaptadas ou que tivessem uma importância social e econômica para a região.

Assim, em novembro de 2013, foi realizado o 1º RGV na Praça, como parte da programação do 1º Simpósio da Rede de Recursos Genéticos Vegetais do Nordeste, coordenado por docentes do Programa de Pós-graduação em Recursos Genéticos da UFRB e Embrapa, e contando com a participação de mestrandos e graduandos. O evento visou à divulgação da diversidade de espécies vegetais em quintais urbanos, contando com uma sensibilização da comunidade de Cruz das Almas, para a conservação dos Recursos Genéticos Vegetais.

Nessa ocasião, também foi feita a distribuição de cerca de 1.500 mudas de espécies nativas e de fruteiras para a comunidade. Esse evento tornou-se anual e envolve gradativamente, toda a área urbana do município, bem como a zona rural de municípios próximos, constituindo-se, assim, numa experiência inovadora e que vem se consolidando como uma ferramenta importante na inserção do Curso dentro da comunidade.

Em 2014 foi realizada a segunda edição do RGV na Praça em Cruz das Almas e, em 2015, ocorreu a terceira edição, desta vez no distrito de Geolândia, Município de Cabaceiras do Paraguaçu, BA, envolvendo parceiros como a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Prefeitura Municipal de Cabaceiras do Paraguaçu e Embrapa.

Em todas as ocasiões, o RGV na Praça objetivou promover a conservação de recursos genéticos vegetais, a partir da distribuição de mudas de frutíferas e ornamentais de importância para a região. Em 2016, o evento voltou a ser realizado em Cruz das Almas e foram distribuídas mais de 1.500 mudas incluindo ornamentais, frutíferas, medicinais e florestais. Como colaboradores importantes de todas as edições merecem destaque o Instituto Biofábrica do Cacau (Ilhéus, BA) e a Biofábrica Campo (Cruz das Almas).

O local
O evento será realizado no Parque Augusto Franco, conhecido popularmente como Parque da Sementeira, em Aracaju. O parque possui uma área de 396.019 m², e conta com lago, parque infantil, campo de futebol, quadra poliesportiva, espaço com aparelhos para exercícios físicos, pista para caminhada, quiosques para piqueniques, sanitários, lagos, e iluminação adequada.

Possui uma vasta área verde com mais de uma centena de espécies de árvores exóticas e da Mata Atlântica, que proporciona um clima agradável aos frequentadores. Além disso, abriga, desde 1986, o projeto “Farmácia Viva” com produção mudas de espécies medicinais e aromáticas.

A área atual do Parque da Sementeira possui um histórico ligado à pesquisa de recursos genéticos e melhoramento e à produção de mudas de coqueiro, uma vez que fazia parte da antiga Unidade de Execução e Pesquisa de Âmbito Estadual (UEPAE) de Aracaju, pertencente à Embrapa. Devido à produção e comercialização de mudas de coqueiro, o campo experimental passou a ser conhecido como Sementeira, nome este que passou a designar a região onde estava instalado, até os dias de hoje.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114