Cuiabá | MT 19/04/2024
Agro
Sexta, 29 de setembro de 2017, 02h33

Dia de campo em Miranda discute agricultura familiar indígena


Nesta sexta-feira, dia 29 de setembro, o município de Miranda (MS) recebe o Dia de Campo “Arranjos socioprodutivos como estratégia de etnosustentabilidade econômica, cultural e ambiental”, voltado a agricultores familiares indígenas, estudantes, professores e técnicos. O evento será realizado na Terra Indígena Lalima das 08h às 18h por meio de uma parceria entre Embrapa Pantanal, Organização Caianas, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Programa Rede de Saberes e Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

.

A iniciativa irá oferecer oficinas gratuitas a integrantes de diversas etnias indígenas da região como forma de valorizar os saberes tradicionais das comunidades no trato com a terra e associar os conhecimentos produzidos pela pesquisa ao trabalho de agricultura familiar já desenvolvido por eles. A primeira das oficinas, intitulada “Gestão ambiental e territorial”, será ministrada por Leosmar Antonio, da Organização Caianas, e Mario Ney Salvador, da Escola Estadual Indígena Prof. Atanásio Alves – ambos representantes de comunidades indígenas locais.

Entre as ações realizadas pela Embrapa Pantanal durante o Dia de Campo estão as palestras dos pesquisadores Frederico Lisita e Raquel Soares, que vão conversar com os participantes sobre o uso de alimentos alternativos para galinhas caipiras em sistemas produtivos indígenas – abordando, por exemplo, alternativas para simplificar e melhorar a eficiência da nutrição desses animais. As ações fazem parte da oficina “Etnoagroecologia e produção de alimentos saudáveis”, que também conta com a palestra “Sementes crioulas como estratégia para conservação de agrobiodiversidade e autonomia da produção das comunidades indígenas”. Esta última será ministrada por Valter Loeschner, da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Mato Grosso do Sul (SFA/MS).

Além das palestras, o Dia de Campo irá promover o Giro Tecnológico “Arranjos socioprodutivos agroecológicos do maracujazeiro em sistema biodiverso”, que irá levar os participantes a conhecer hortas mantidas pelos agricultores familiares Juliano de Souza, Plácido Salvador e João Pereira. Confira a programação e participe!

 

Dia de Campo “Arranjos socioprodutivos como estratégia de etnosustentabilidade econômica, cultural e ambiental”

Data: 29 de setembro, sexta-feira

Horário: das 08h às 18h

Local: Terra Indígena Lalima – Miranda (MS)

Programação

08h – Abertura

08h30 – Coffee break

09h – Oficinas:

Oficina 1: Gestão ambiental e territorial

M.Sc. Leosmar Antonio – Organização Caianas/ Miranda (MS)

M.Sc. Mario Ney Rodrigues Salvador – Escola Estadual Indígena Prof. Anastácio Alves/ Miranda (MS)

Oficina 2: Etnoagroecologia e produção de alimentos saudáveis

Alimentos alternativos para galinhas caipiras em sistemas produtivos indígenas

Dra. Raquel Soares Juliano e M.Sc. Frederico Olivieri Lisita – Embrapa Pantanal/ Corumbá (MS)

Sementes crioulas como estratégia para conservação de agrobiodiversidade e autonomia da produção das comunidades indígenas

Dr. Valter Loeschner – SFA/MS – MAPA/ Campo Grande (MS)

13h – Giro Etnotecnológico

Arranjos socioprodutivos agroecológicos do maracujazeiro em sistema biodiverso: agricultores familiares Juliano de Souza, Plácido Salvador e João Pereira

17h – Encerramento

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114