Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Segunda, 02 de outubro de 2017, 17h56

Plantio ainda está atrasado em MT


O plantio de soja em Mato Grosso está atrasado em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com o boletim do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), até o momento apenas 1,17% da área de 9,4 milhões de hectares estimada para a safra 2017/18 já foram semeados. Na safra anterior, o plantio já alcançava 4,5% neste período.

 

.

Os produtores rurais apontam que a falta de chuvas regulares e em volume suficiente para o plantio da soja tem prejudicado o ritmo na lavoura. Luís Carlos Molion, PhD em Meteorologia pela Universidade de Wisconsin, confirma a impressão dos agricultores de Mato Grosso. "Outubro ainda será um mês crítico, com chuvas isoladas. As precipitações devem se regularizar em novembro", afirma.

 

O especialista orienta que os produtores aguardem para plantar mais tarde, pois, mesmo com algumas chuvas, a umidade do solo ainda estará muito baixa. "Tivemos um período longo de chuvas na média ou abaixo da média, por cerca de oito anos. Por isso, o solo não tem umidade logo nas primeiras chuvas. Se o agricultor optar pelo plantio, as sementes até germinam, mas se não houver chuvas na sequência, haverá problemas", explica.

 

O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Endrigo Dalcin, pede mais uma vez cautela aos agricultores. "Ainda não temos umidade suficiente no solo para plantar com segurança. É importante lembrar que para uma safra de sucesso, o fato principal é a boa instalação das lavouras. Este é um momento de cautela", diz.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114