Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Terça, 03 de outubro de 2017, 01h36

Livro que traz o arroz como ingrediente principal ganha nova edição na Embrapa


Do preparo mais simples, como acompanhamento ao prato principal nas refeições diárias, cada vez mais o arroz vem despertando o interesse de consumidores e ganhando espaço na cozinha nacional e internacional.

.

E foi justamente esse interesse que levou a Embrapa a lançar a 3ª edição do livro Arroz com o quê?, um título sugestivo, com páginas repletas de saborosas receitas, que têm o cereal como ingrediente principal.

Mas o livro traz muito mais. A nova edição conta a história do arroz, sua origem, os primeiros cultivos e seus registros de, aproximadamente, 5 mil anos, encontrados na literatura chinesa. Conta também que, na Índia, o uso do arroz é citado em todas as escrituras hindus, e que as variedades especiais desse grão, usadas como oferendas em cerimônias religiosas, já eram conhecidas em épocas remotas; o que leva historiadores a suporem que foi a partir de lá que a cultura se estendeu para a China e a Pérsia, difundindo-se para outras nações e continentes. Informa, ainda, que o Brasil foi o primeiro país a cultivar o cereal na América, pelos índios tupis nos alagados próximos ao litoral, e muito antes de eles terem contato com os portugueses.

No capítulo “Fato, curiosidades e dicas”, a publicação destaca a influência da alimentação na saúde, na capacidade das pessoas de trabalhar e de divertir-se, assim como em sua aparência saudável. Explica o significado dos três grupos principais de alimentos – construtores, energéticos e reguladores –; fala sobre radicais livres, nutrição e calorias; e ainda traz dicas de preparo, de acompanhamentos e do armazenamento do arroz.

Mas a grande novidade nesta edição é o capítulo com receitas, doces e salgadas, à base de arroz, voltadas também ao público com alguma restrição alimentar, com intolerância ao glúten e à lactose, por exemplo. Em várias receitas, a farinha de arroz substitui a farinha de trigo; em outras, o leite é suprimido, e há ainda aquelas com reduzido teor de açúcar e sem ovos.

Arroz com o quê? foi lançado pela primeira vez em 2002, despertando a curiosidade e o interesse de novos públicos para as publicações da Embrapa, cujos conteúdos abordavam temática diferenciada da pesquisa científica. E, por enfocar como tema o bom e tradicional alimento do dia a dia do brasileiro, a iniciativa das autoras da Embrapa Arroz e Feijão e da Emater-GO, Marina de Oliveira, Noris Vieira, Michela Chaves e Lígia Cinalli, ganhou significativa repercussão, levando a esta terceira edição.

Nessa parceria, em que a Embrapa Informação Tecnológica foi responsável pela edição do livro, a obra amplia, segundo a sua editora, Wyviane Vidal, o conceito do uso do arroz, além de estimular o consumidor a testar novas maneiras de prepará-lo, que certamente vão agradar a variados paladares.

Com 112 páginas e acabamento em espiral, Arroz com o quê? tem outro grande atrativo: o seu preço de apenas R$10,00. Os interessados já podem conferir os detalhes para a sua compra na Livraria Embrapa. Outras informações podem ser obtidas também pelo telefone (61) 3448-4236.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114