Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Terça, 17 de outubro de 2017, 08h51

Cientistas alertam o mundo para o desaparecimento das abelhas


Oito palestras com temas focando o Projeto Polinizadores do Brasil, passando por Rota do Mel: Diagnóstico da Apicultura e Meliponicultura e o Efeito das Culturas Transgênicas para as Abelhas, marcaram o primeiro dia do Simpósio sobre Perda de Abelhas no Brasil, nesta segunda-feira 16.

.

O evento, que vai até a próxima quarta-feira 18, no Bristol Gran Hotel Arrey, no bairro São Cristovão, em Teresina, reúne cientistas brasileiros, norte-americanos, franceses e australianos (https://www.embrapa.br/meio-norte/simposio-perda-abelhas).

Nesta terça-feira 17, o simpósio, que é uma realização da Embrapa Meio-Norte, Sebrae e Ministério do Meio Ambiente, com o apoio do Governo do Piauí e Banco do Brasil, terá a palestra Monitoramento do Status de Polinizadores em Ambientes Naturais, com Isabel Alves dos Santos, do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo.

A programação prevê ainda três painéis com temas como Uso de Ferramentas para Avalizar Fatores Estressores que Provocam a Perda de Enxames, Iniciativas para Conservação de Insetos Polinizadores e Regulamentação para Pesquisa e Criação de Abelhas Sem Ferrão.

O evento, o primeiro do gênero no País, foi aberto às 9:30 horas, com a presença do governo do Piauí, Wellington Dias; do Secretário Estadual do Desenvolvimento Rural, Francisco Limma; do diretor técnico do Sebrae-Pi, Mário Lacerda; do diretor-executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Celso Luiz Moretti; do pesquisador Ives Le Conte, do Instituto Nacional da Pesquisa Agronômica (INRA), da França; e da bióloga Ceres Belchior, analista do Ministério do Meio Ambiente.

O pesquisador Luiz Fernando Leite, chefe-geral da Embrapa Meio-Norte, abriu a solenidade. Pelo menos 150 pessoas entre pesquisadores, técnicos, empresários, estudantes, jornalistas e parlamentares participaram da abertura do simpósio. O governador Wellington Dias falou durante meia hora, destacando o esforço da Embrapa em viabilizar soluções tecnológicas para o País.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114