Cuiabá | MT 24/04/2024
Agro
Sexta, 20 de outubro de 2017, 03h31

Tomatec será tema de dia de campo em Tanguá


O sistema de produção de tomate em cultivo sustentável, Tomatec, será apresentado no dia 25 de outubro, no município de Tanguá (localizado na região metropolitana do Rio de Janeiro, na Baixada Litorânea, a aproximadamente 70 quilômetros da capital).

.

Serão demostrados os princípios técnicos do sistema: manejo e conservação do solo, maior eficiência no uso da água de irrigação e de fertilizantes, manejo integrado de pragas (MIP) e tutoramento. Além disso, duas estações vão abordar a classificadora vertical compacta e a proteção física dos frutos (ensacamento).

Novidades

A classificadora vertical compacta foi desenvolvida pela Embrapa Instrumentação (São Carlos-SP) em parceria com a empresa MVisia. “O volume de produção do tomate colhido pelos nossos produtores está aumentando, assim sendo, o processo de classificação e limpeza do fruto está tomando mais tempo”, conta o pesquisador da Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ), José Ronaldo Macedo. “A máquina tem capacidade para classificar e limpar até uma tonelada de tomate por hora, sendo uma boa opção para o agricultor familiar”, completa Macedo.

Já o ensacamento do tomate pode contar com um auxílio em breve: a companhia TNTEX Embalagens desenvolve uma sacola com elástico, que vai ajudar no processo de proteção do tomate no pé.

Parceria com supermercado

O Tomatec é comercializado pela rede premium de supermercados carioca Zona Sul, que recebe 24 toneladas por mês. Dois produtores estão em Tanguá, com aproximadamente 15.000 pés plantados. No estado do Rio de Janeiro, Bom Jardim, Friburgo, São Gonçalo, São Sebastião do Alto e Trajano de Moraes cultivam o Tomatec, que também é plantado em no Paraná e em Goiás.

Serviço
Dia de Campo Tomatec
25 de outubro (quarta), 8h
Sítio Aleka, Estrada das Pitangas, s/n, Distrito de Mutuapira, Tanguá-RJ
Inscrições: Embrapa Solos - (21) 2179-4507 ou www.embrapa.br/fale-conosco

Parcerias: Syngenta, Agrocinco, SEAPEC/CDSV, Prefeitura Municipal de Tanguá/Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural e EMATER-RIO

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114