Cuiabá | MT 18/04/2024
Agro
Terça, 24 de outubro de 2017, 02h35

Começa hoje simpósio nacional sobre girassol


Começa hoje, dia 24, às 8h30, no campus da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Lavras (MG), a XXII Reunião Nacional de Pesquisa de Girassol (RNPG) e o X Simpósio Nacional sobre a Cultura do Girassol. Os eventos são uma promoção da UFLA, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

.

Para abrir o evento está programada uma palestra sobre a qualidade do óleo de girassol e a saúde, que será proferida por Luis Carlos Alonso, da Syngenta. Além disso, aspectos relacionados ao óleo de girassol e seu impacto na alimentação humana serão abordados pelo pesquisador César de Castro, da Embrapa Soja. Durante os eventos serão discutidos os resultados de pesquisa e as recomendações técnicas para a produção da cultura do girassol, assim como pretende-se definir prioridades e estabelecer parcerias de pesquisa e de transferência de tecnologia em girassol. A programação inclui a apresentação de relatos de cultivo nas diferentes regiões do Brasil e apresentação de trabalhos científicos.

Sobre o girassol - A cultura do girassol é semeada no Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás), Sudeste (Minas Gerais) e Sul (Rio Grande do Sul) do Brasil. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) o girassol foi semeado em 62,3 mil hectares, resultando em uma produção de 102 mil toneladas, na safra 2016/2017. O estado de Mato Grosso foi responsável por 54% da produção nacional da oleaginosa.

Serviço
Eventos: XXII Reunião Nacional de Pesquisa de Girassol (RNPG) e
X Simpósio Nacional sobre a Cultura do Girassol
Data: 24 e 25 de outubro
Local: UFLA (Lavras, MG)
Informações pelo www.embrapa.br/rnpg2017

Programação

24 de outubro (Quarta-feira)
8h – 8h30 Recepção e Inscrições
8h30 – 9h Sessão de abertura
9h – 9h45 Palestra inaugural: Qualidade de óleo e saúde - Luis Carlos Alonso (Syngenta)
9h45 – 10h15 Intervalo
10h15 – 11h Palestra: Óleo de girassol na alimentação - Cesar de Castro (Embrapa Soja)
11h – 12h Relatos por região
Moderador: Vicente de Paulo Campos Godinho (Embrapa Rondônia) Relatores: - Sul: Ana Claudia Barneche Oliveira (Embrapa Clima Temperado) - MG e GO: Renato Amábile (Embrapa Cerrados) - MT e RO: Vicente de Paulo Campos Godinho (Embrapa Rondônia)
14h – 16h15 Tema 1: Manejo de plantas daninhas e herbicidas em girassol Moderador: Renato Amábile (Embrapa Cerrados) Manejo de plantas daninhas em sistemas de produção com girassol - Alexandre Magno Brighenti (Embrapa Gado de Leite) Plantas daninhas em girassol - Elifas Nunes de Alcântara (EPAMIG – Lavras)
16h30 – 18h00 Tema 2: Estratégias para o manejo de doenças em girassol Moderador: Regina Maria Villas Bôas de Campos Leite (Embrapa Soja) Aspectos a tener em cuenta em la PHC por Sclerotinia y Mancha de la hoja por Alternaria - Carolina Troglia (INTA / EEA Balcarce - Argentina)

25 de outubro (Quarta-feira)
8h – 9h Apresentação de trabalhos em pôster
9h – 10h30 Tema 3: Qualidade da torta de girassol: formulação e uso Moderador: Aluisio Brigido Borba Filho (UFMT) Qualidade da torta de girassol: formulação e uso - Leandro das Dores Ferreira da Silva (UEL)
10h45 – 12h15 Tema 4: Silagem de girassol: preparo e uso Moderador: Cesar de Castro (Embrapa Soja) Aspectos gerais da produção e uso de silagens - Thiago Fernandes Bernardes (UFLA) Girassol como fonte alternativa na alimentação de ruminantes - Ariomar Rodrigues dos Santos (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Bom Jesus da Lapa) 12h15 – 12h30 Sessão de encerramento
12h30 – 14h Almoço
14h – 16h30 Prática de extração de óleo e produção de biodiesel - Antônio Carlos Fraga - UFLA

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114