Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Sexta, 27 de outubro de 2017, 08h32

Clone de cajueiro Embrapa 51: produtividade e resistência à seca no semiárido


O Dia de Campo na TV desta semana vai mostrar uma espécie de cajueiro resistente à seca: o clone de cajueiro-anão Embrapa 51. Lançado pela Embrapa Agroindústria Tropical para plantio comercial em cultivo de sequeiro no Semiárido, a cultivar mantém sua produtividade elevada mesmo em meio à maior estiagem registrada na região Nordeste.

.

O clone é resistente à resinose (Lasiodiplodia theobromae), a principal doença que atinge o cajueiro em algumas regiões do semiárido nordestino, sendo observada inclusive sob as condições de cultivo irrigado. O cajueiro Embrapa 51 apresenta como características plantas de porte baixo, com altura média de 3,5m no sexto ano de idade. No campo, as etapas de desenvolvimento do fruto ocorrem simultaneamente, permitindo assim que a safra ocorra quase sem interrupções.

No quinto ano de idade, sua produtividade média é de 1.510 kg de castanha por hectare. Dependendo da localidade, a safra varia entre julho e novembro. Além da venda do fruto in natura é possível processá-lo sob a forma de polpa, agregando maior valor ao caju, como ocorre com uma rede de cooperativas no Rio Grande do Norte. Outra boa alternativa é criar abelhas de forma consorciada nos pomares de cajueiro.

Com criatividade e esforço, os agricultores estão vendo seus ganhos aumentarem. No programa você vai conhecer história de produtores do Rio Grande do Norte que obtêm renda com a produção de caju mesmo com a falta de chuvas, bem como aprender técnicas que irão melhorar a produtividade do seu pomar.

O Dia de Campo na TV " Clone de cajueiro Embrapa 51: produtividade e resistência á seca no semiárido" foi produzido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF) em parceria com Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza/CE) unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Além do tema principal, o programa aborda outros assuntos nos quadros – Agência Embrapa de Notícias, Sempre em Dia; Repórter em Campo; Na Mesa; Quem quer ser cientista; Minuto do Livro e Ciência e Tecnologia em Debate.

Assista ao programa (horário de Brasília):
Canal Rural (Net/Sky) – sexta-feira, às 11h
NBR (TV do Governo Federal) – sexta-feira, a partir de 19h30
TV Câmara – sábado, às 7h, e reprise domingo no mesmo horário

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114