Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Sexta, 27 de outubro de 2017, 14h03

AgriHub comemora 1 ano com novo site


Já está no ar o novo site oficial do AgriHub (http://agrihub.org.br), espaço de interação virtual entre produtores rurais, empresas e startups de todo o país, criado para estimular a busca por informações, expor projetos e problemas do campo, além de trazer orientações sobre tecnologias voltadas para o agronegócio. O lançamento faz parte das comemorações do aniversário de um ano que a rede de inovação AgriHub completa hoje (27 de outubro). O projeto é uma iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), mas está sendo construído por várias mãos junto com produtores engajados, comunidade empreendedora, outros ecossistemas de Agtech do país, empresas e investidores.

.

O portal é uma plataforma completa para quem busca informações sobre inovação no agro. Com um designer moderno e interativo, o site vai oferecer abas de projetos, notícias, novidades e eventos. "A proposta do site é possibilitar uma maior interação entre produtores rurais, empreendedores e startups especializadas em tecnologias desenvolvidas para o agronegócio, identificando suas necessidades e as respectivas soluções. Essa nova ferramenta vai fortalecer e impulsionar os negócios digitais, além de expandir nossa interface com essas empresas e startups", disse o superintendente do Imea Daniel Latorraca.

A partir desse novo canal de comunicação, o AgriHub vai apoiar novos projetos e alavancar aqueles já existentes. "Além de um canal de comunicação, teremos um ambiente de conexões e troca de experiências e conhecimento", assegurou Latorraca.

AgriHub - O projeto que surgiu da necessidade de conectar produtores rurais às tecnologias desenvolvidas para o agronegócio já realizou neste ano várias ações que reuniram produtores, startups, mentores, pesquisadores e investidores. Todos em busca de soluções customizadas para os problemas do agro de Mato Grosso.

O primeiro desafio importante foi mapear os principais problemas do setor, até para orientar as ações estratégicas do projeto. Para isso, o projeto visitou regiões polo e conversou com os produtores. Desta rodada surgiu um grupo de produtores com perfil visionário e aptidão para tecnologia que constituiu a Rede de Fazendas Alfa. Estes produtores podem atuar como consultores, mentores, investidores ou validadores ao disponibilizarem suas áreas para realização de testes das soluções tecnológicas existentes no mercado.

O grande propósito do AgriHub é construir uma ponte sólida entre a tecnologia e o campo. Esta ligação está acontecendo por meio dos eventos e programas. Entre eles estão o Conexão AgriHub realizado em Sorriso, Campo Verde, Água Boa e Campo Novo do Parecis e o Dev.Agri que aconteceu em Sorriso, Cuiabá e Barra do Bugres. Além de todas as ações que a equipe participa no ecossistema de inovação de Mato Grosso, ainda estão previstos outros como o Programa de Negócios e o Summit AgriHub.

"Acreditamos que com este projeto os produtores estão tendo oportunidade de ter acesso a tecnologias e novos conhecimentos que contribuirão substancialmente para os trabalhos no campo e, consequentemente, para minimizar custos e aumentar a renda", afirma o superintendente do Senar-MT, Otávio Celidonio.

 

Novas proporções- A novidade é que o Conexão AgriHub estará dentro da 6ª edição do projeto Soja Brasil – edição Mato Grosso, considerada uma das maiores expedições pelas lavouras de soja do país. O Conexão passará por 18 municípios do estado entre os dias 20/11 a 2/12. O tema deste ano será "O futuro já chegou! O que a tecnologia tem para oferecer à agricultura".

Na primeira etapa, o Conexão AgriHub passará pelos municípios de Campos de Júlio, Sapezal, Campo Novo do Parecis, Tangará da Serra, Diamantino, Sinop, Sorriso, Ipiranga do Norte, Tapurah e Nova Mutum. A segunda etapa será em janeiro de 2018.
AÇÕES:

Conexão AgriHub - São encontros que conectam os problemas do agro com as soluções desenvolvidas por startups e empresas de Agtech. Nesses encontros os produtores rurais, preferencialmente da Rede de Fazendas Alfa, conhecem soluções tecnológicas validadas pela equipe AgriHub e podem realizar testes reais em suas propriedades para auxiliar na adaptação das soluções para a realidade de Mato Grosso. Nove soluções foram apresentadas para problemas como manejo das lavouras, uso racional de defensivos, ferramentas para gestão das propriedades, planejamento de custos e receitas, previsão do tempo, entre outros.

Dev. Agri - É um Hackathon (maratona que reúne grupos de desenvolvedores, programadores e especialistas em negócios) com DNA do agronegócio feito para gerar soluções para problemas reais das propriedades rurais. A maratona é realizada pela comunidade empreendedora e desenvolvedora em parceria com o AgriHub.

Missões Técnicas - A primeira missão técnica foi para os Estados Unidos, no Vale do Silício (Califórnia), berço da inovação tecnológica. Mais do que conhecer algumas ferramentas tecnológicas, os participantes também queriam conhecer o ambiente que estimula o surgimento de novas ideias. E a segunda foi para Israel, pois no país crescem pesquisas em desenvolvimento e inovação tornando-o referência mundial em tecnologia, com destaque para ciber segurança e agricultura.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114