» mais
Comentar           Imprimir
Agronegócio
Quarta, 08 de novembro de 2017, 15h24

Produtores de Torixoréu vão se reunir para saber como melhorar a produção de leite


Para incentivar a produção de leite em Mato Grosso, o Sebrae/MT vem trabalhando na capacitação de produtores e no dia 11 de novembro realiza um seminário em Torixoréu, distante a 572 km de Cuiabá. A iniciativa faz parte do projeto “Nosso Leite” e tem como objetivo destacar o Estado na cadeia leiteira, cuja participação na produção nacional ainda é pequena, com apenas 2,3% no volume, sendo o 9° de produção de leite no ranking entre os estados, conforme dados do IBGE.

.

O trabalho realizado pelo Sebrae no setor já beneficiou quase 2,3 mil produtores somente neste ano e é focado nas consultorias e cursos, oferecidos aos produtores. De acordo com o analista do Sebrae, Aureliano da Cunha Pinheiro, a intenção é oferecer os cursos e consultorias, beneficiando o setor com informação e apoio na produção leiteira. Ele explica que, diretamente, o Sebrae capacitou 300 produtores do setor. “Outros 400 produtores foram atendidos indiretamente que, ou participaram dos cursos e dias de campo ou souberam do programa através dos produtores já atendidos pelo Sebrae”, explica.

Pinheiro destaca ainda que o programa quer contribuir para o aumento da produção leiteira, de forma sustentável, assegurando a qualidade, regularidade e segurança da oferta de leite no mercado local. As principais ações são voltadas para a busca da eficiência na utilização dos recursos disponíveis e do aumento no desempenho produtivo e zootécnico da atividade. Além disso, visa transformar os produtores em empresários, com aumento de renda e qualidade de vida.

Em Nossa Senhora do Livramento, o produtor Ruberley José Barros já entendeu a necessidade de capacitar para melhorar a sua produção. Segundo ele, há uma grande diferença entre tirar e produzir leite. “Sem informação de preparo, manejo, alimentação do animal apenas tiramos o leite. Com a capacitação do Sebrae aprendi a produzir, sempre prezando pela qualidade do produto que ofereço”. Ele produz aproximadamente 225 litros de leite por dia, de um rebanho de 15 cabeças.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que Mato Grosso produziu 269,3 milhões de litros no primeiro semestre deste ano. No Brasil, neste mesmo período, 11,5 bilhões de litros de leite foram entregues a laticínios.

Programação

O seminário “Nosso Leite - gestão, inovação e tecnologia para melhorar a atividade” é realizado das 7h30 às 17h, com palestras e visitas a propriedades rurais. O representante da Unemat Junior Martine, vai falar sobre o “Uso intensivo de capineiras de capim elefante, adubação, escalonamento e potencial de produção de leite”. O sistema de produção a pasto com foco na genética da Nova Zelândia será tratado na palestra do médico veterinário Daniel Brum. Já o consultor do Programa Nosso Leite, Fernando Bueno, irá abordar a palestra “De 70 litros/dia para uma produção de mais de 500 litros/dia. Como?”. O encerramento será com o agrônomo Juliano Alarcon, com a palestra “Transformando a vida de famílias com a pecuária de leite”. O mesmo evento será realizado no dia 17 de novembro em Nortelândia, a 226 km de Cuiabá.

A taxa de inscrição é de R$ 20. Mais informações pelo telefone 0880 570 0800 ou pelo site www.mt.sebrae.com.br


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Você defende que a ferrovia passe por Cuiabá?

Sim, pois incrementará a economia.
Não, pois não temos produtos em volume necessários.
Indiferente
Outro problema como o VLT
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114