Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Quarta, 15 de novembro de 2017, 09h57

Embrapa e parceiros realizam evento para estimular citricultura no Espírito Santo


Alertar o produtor do Espírito Santo para o grande potencial do estado para a citricultura. Este é o objetivo do Workshop Citricultura no Espírito Santo, que vai acontecer em 16 de novembro (quinta-feira), no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em Santa Teresa (ES).

.

Voltado para cerca de 100 produtores, viveiristas, técnicos e formuladores de políticas públicas, o evento é uma realização da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, Superintendência Federal de Agricultura (SFA-ES), vinculadas ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e tem o apoio do Ifes, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

“Queremos promover a atualização de conhecimentos, divulgando tecnologias e estimulando plantios de citros, além de apresentar diferentes copas e porta-enxertos como alternativa para maiores produtividades e qualidades dos frutos. Apesar de termos mercado à disposição, pela própria proximidade com o Rio de Janeiro, a expansão de plantios cítricos no estado é lenta˜, afirma Dimmy Silveira, pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura e atual gestor da SFA-ES.

De acordo com Silveira, a SFA-ES tem forte atuação na Comissão Estadual de Sementes e Mudas do Espírito Santo. “Com as palestras do workshop, queremos chamar a atenção dos produtores quanto à legislação para produção de mudas, ao sistema de produção de citros e à defesa agropecuária”, ressalta. “Os viveiristas do estado usam muito o limão Cravo como porta-enxerto e nossa intenção é apresentar diferentes copas e porta-enxertos como alternativas para maiores produtividades e qualidades dos frutos”, explica.

Localizado na região serrana do estado, o município de Santa Teresa foi escolhido pela produção de citros e pela proximidade do município de Santa Leopoldina, que abriga muitos viveiristas.

Serviço

Evento: Workshop Citricultura no Espírito Santo
Local: Ifes – Rodovia ES-080, Km 93, s/n, São João de Petrópolis, Santa Teresa, ES

Programação:

8h30 - 9h – Recepção dos participantes
9h - 9h50 – Produção de mudas de citros no Espírito Santo – Afonso Estrela (SFA-ES/Mapa)
9h50 - 10h40 – Principais ameaças fitossanitárias para a citricultura – Sandra Martins (SFA-ES/Mapa)
10h40 - 11h30 – Situação atual e perspectivas para a agricultura no Espírito Santo – Flávio de Lima Alves (Incaper)
11h30 - 11h45 – Debate – Moderador: Antônio Resende (Ifes)
11h45 - 13h – Intervalo para almoço
13h - 14h – Diversidade de copas/porta-enxertos para citricultura – Orlando Sampaio Passos (Embrapa Mandioca e Fruticultura)
14h - 15h – Identificação e manejo do HLB (huanglongbing) – Eduardo Augusto Girardi (Embrapa Mandioca e Fruticultura)
15h - 15h15 – Debate – Moderador: Moisés Zucoloto (Ufes)
Inscrições e informações: e-mail gab-es@agricultura.gov.br ou telefone (27) 3137-2700

Colaboração: Luan Dias (estagiário)

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114