» mais
Comentar           Imprimir
Agronegócio
Quinta, 23 de novembro de 2017, 11h05

Produtores do MT, MS e da BA serão premiados no Seminário Soja Plus Brasil


.

Três produtores do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e da Bahia, cujas propriedades são consideradas exemplos de gestão econômica, social e ambiental, serão homenageados no Seminário Soja Plus Brasil, que acontece amanhã, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

.

Inscritas no Soja Plus, as três fazendas melhoraram seu desempenho em vários indicadores socioambientais. Os supervisores de campo do programa, de gestão contínua da propriedade rural e oferecido sem ônus ao produtor, aplicam um check list para aferir o grau de aperfeiçoamento das práticas agrícolas de acordo com as legislações trabalhistas e ambientais brasileiras.

Os proprietários premiados são Otávio Palmeira dos Santos, da fazenda São José, em Primavera do Leste, Mato Grosso, Valter Gatto e Irmãos, da fazenda Condomínio Irmãos Gatto, em Barreiras, Bahia, e Arthemio Olegário de Souza, da fazenda Água Tirada, no município de Maracaju, Mato Grosso do Sul.

Soja Plus e assistência técnica - Desde 2011, o Soja Plus realizou assistência técnica em 1.322 fazendas. As propriedades inscritas no programa produzem 7,15 milhões de toneladas de soja, o que representa cerca de 8% da produção brasileira da oleaginosa. Em área, o Soja Plus abrange aproximadamente 2,4 milhões de hectares. Nos últimos sete anos, o programa investiu R$ 15 milhões de reais em seus três pilares: o econômico, o social e o ambiental.

Soja Plus e interesse europeu - O Soja Plus despertou interesse na Direção Geral de Meio Ambiente da Comissão Europeia em recente road show realizado na Europa com a participação da Abiove, Aprosoja-MT, Aprosoja Brasil e do Ministério do Meio Ambiente. O programa está no centro de um memorando de entendimento com a indústria europeia de óleo e rações, assinado em janeiro deste ano. O Brasil exporta cerca de 60% de seu farelo proteico para a Europa, cujos importadores têm recebido informações frequentes sobre a sustentabilidade da soja brasileira.

O Soja Plus é desenvolvido em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Bahia. Os coordenadores do programa apresentarão no seminário os resultados nesses estados e falarão das perspectivas e desafios para 2018. A Abiove é a coordenadora nacional do Soja Plus.

Programação - Na abertura do seminário falarão o ex-presidente da Abiove, Carlo Lovatelli, atual consultor da entidade, o diretor da Aprosoja-MT, Nelson Piccoli, o superintendente da Faemg, Pierre Vilela, o vice-presidente da Aiba, Luiz Antonio Pradella, o presidente do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag) da Fiesp, Jacyr Costa, e o diretor adjunto do Deagro da Fiesp, Roberto Betancourt, representando o presidente do Sindirações.

O chefe geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo de Miranda, fará uma apresentação sobre atribuição, ocupação e uso das terras no Brasil. Segundo ele, “o Cadastro Ambiental Rural (CAR) comprovou o papel único e decisivo dos agricultores na manutenção da vegetação nativa e da biodiversidade. Ninguém preserva mais o meio ambiente do que o produtor rural”. O Soja Plus, instituído em 2011 pela Abiove e pela Aprosoja-MT, contribui para essa realidade. Oferece gratuitamente aos produtores cursos, dias de campo, materiais didáticos sobre o Código Florestal e auxilia-os a registrarem suas propriedades no CAR.

De acordo com Evaristo de Miranda, em média, 47,7% da área dos imóveis rurais brasileiros são reservados para preservação da vegetação nativa e da biodiversidade. Isso equivale a 20,5% do território nacional. Todas as Unidades de Conservação protegem 13,1% do Brasil, compara.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Você defende que a ferrovia passe por Cuiabá?

Sim, pois incrementará a economia.
Não, pois não temos produtos em volume necessários.
Indiferente
Outro problema como o VLT
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114