Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Sexta, 24 de novembro de 2017, 01h36

Nutrição e segurança de alimentos é tema de simpósio no Amapá


Palestras de especialistas em diversos temas relacionados à segurança de alimentos e nutrição, exposição de estudos acadêmicos em forma de pôsteres e de apresentações orais, e um minicurso de cerveja artesanal, fazem parte da programação do I Simpósio de Ciência dos Alimentos, realizado pelo curso de Farmácia da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e Embrapa Amapá. O evento reúne, no período de 22 a 24 de novembro, no auditório Marabaixo da Embrapa Amapá, professores, profissionais, pesquisadores e estudantes dos cursos de Farmácia, Nutrição, Tecnólogo de Alimentos e áreas afins.

.

O simpósio surgiu da necessidade de consolidar a ciência dos alimentos no Estado do Amapá, tendo como tema "Nutrição e Segurança de Alimentos no Meio do Mundo", com enfoque na saúde da população. Participaram da cerimônia de abertura, na manhã da quarta-feira, 22/11, o chefe de Transferência de Tecnologias da Embrapa Amapá, Antonio Claudio de Carvalho; o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Rafael Pontes; a diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap), Mary Guedes, e dirigentes e representantes do Conselho Regional de Farmácia, da Associação Brasileira de Química-Regional Amapá e da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Amapá.

A palestra da programação de abertura foi proferida pelo médico e professor do curso de Medicina da Unifap, Augusto Pupio, intitulada ‘Os verdadeiros alimentos remosos”. Ainda no primeiro dia do simpósio, no período da tarde, a professora Marília Cavalcante, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP) fez uma apresentação sobre o tema “Antioxidantes nos alimentos: onde encontrar”. Em seguida foi a vez da pesquisadora Mary Guedes abordar o tema “Potencial nutricional e funcional de palmeiras nativas da região amazônica”. No segundo dia do I Simpósio de Ciência dos Alimentos, a pesquisadora Valeria Bezerra, da Embrapa Amapá, proferiu, pela manhã, palestra intitulada “Análise sensorial: a qualidade dos alimentos através dos sentidos”, citando exemplos como o açaí e o refrigerante da marca Jesus. A programação deu sequencia com a apresentação dos pôsteres, no prédio do Auditório Tucuju. A segunda palestra da quinta-feira, 23/11, no período da tarde, aborda as diferenças e desafios relacionados à segurança alimentar e à segurança dos alimentos, proferida pela nutricionista Luana Ribeiro, da Unifap. A terceira palestra do segundo dia tem como tema o ”Panorama do NAPR: controle de produtos vinculados às ações da vigilância sanitária”, com apresentação de Clarice Rocha, gerente do núcleo de análises de produtos regulados do Laboratório Central do Governo do Estado (Lacen). As premiações dos trabalhos orais e em forma de pôsteres acontece na tarde da quinta-feira, 23/11.

Para o terceiro e último dia do simpósio, foi programado um minicurso teórico de cerveja artesanal exclusivo para os participantes do evento, ministrado pelo mestre cervejeiro Marcelo Fiel. Ele é formado pelo Instituto da Cerveja Brasil, ASI (Associação Brasileira de La Sommelier Internationale - França) e Mestre Cervejeiro formado pelo Instituto da Cerveja Brasil e TUM (Techische Universitat Munchen Weihenstephan - Alemanha). O I Simpósio de Ciência dos Alimentos é promovido pelo curso de Farmácia da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e Embrapa Amapá, envolvendo também equipes técnicas e de apoio da Fapeap, Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, Natuvida, Associação Brasileira de Química – Regional Amapá e Conselho Regional da Farmácia (CRF-AP). Formam a comissão executiva a pesquisadora Valeria Bezerra, da Embrapa Amapá, e os professores do curso de Farmácia da Unifap, Fábio Rodrigues de Oliveira e Lílian Solon.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114