Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Quinta, 07 de dezembro de 2017, 08h04

Livro sobre espécies nativas do Centro-Oeste conta com participação da Embrapa


As pesquisas que a Embrapa Hortaliças (Brasília, DF) tem realizado com plantas alternativas não convencionais (PANCs) e a sua aderência com trabalho realizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) no âmbito do projeto Biodiversidade para Alimentação e Nutrição (BFN – sigla em inglês) foram apresentadas em simpósio internacional realizado nos dias 27 e 28 de novembro, em Brasília. O pesquisador Nuno Madeira destacou os trabalhos sobre a valorização das espécies nativas e tradicionais, que desde 2006 contam com o Banco Ativo de Germoplasma de Hortaliças Não Convencionais.

.

A pesquisadora Neide Botrel também participou do evento, que teve cerca de 150 representantes de universidades e instituições de pesquisa das diversas regiões brasileiras e de autoridades nacionais e internacionais.

Lançamento: No evento foi lançado o livro “Espécies Nativas da Flora Brasileira de Valor Econômico Atual ou Potencial – Plantas para o Futuro – Região Centro-Oeste”. Esse é a segunda publicação de uma série de cinco que estão sendo publicados no âmbito do projeto BFN e da iniciativa “Plantas para o Futuro”. A publicação está disponível aqui.

Os pesquisadores da Embrapa Hortaliças participaram como autores de seis artigos no capítulo Espécies Alimentícias Nativas da Região Centro-Oeste. Eles discorreram sobre Melothria pendula (Mini-pepininho), Pereskia aculeata (Ora-pro-nobis), Portulaca oleracea (Beldroega), Sicana odorifera (Croá), Solanum paniculatum (Jurubeba) e Talinum paniculatum (Major-gomes).

A publicação traz dados e informações sobre a flora da região e características relevantes sobre 174 espécies. Destaque para as possibilidades e as perspectivas de uso do potencial dessas espécies por diversos segmentos da sociedade.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114