Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Terça, 12 de dezembro de 2017, 07h35

Cooperação Embrapa-Corsan estudam uso agrícola para lodos


.

A cooperação Embrapa-Corsan realizou o III Seminário de Apresentação e Discussão de Resultados do projeto de pesquisa Uso Agrícola de Lodos de Estação de Águas (LETAs) e Lodos de Estação de Tratamento de Esgotos (LETEs), Zoneamento Ambiental e Cortinamento de Estações de Tratamento de Águas (ETAs) e Estação de Tratamento de Esgotos (ETEs) no RS, nas dependências da Estação Experimental de Cascata, uma das três bases físicas da Embrapa Clima Temperado (Pelotas,RS). Durante todo o dia, diretoria, engenheiros, químicos e técnicos da Corsan e chefias e pesquisadores da área de insumos da Unidade de pesquisas mostraram os resultados obtidos até os dois anos dos projetos, com a caracterização de amostras e potencial do material para uso agrícola.

Os resultados finais até o momento foram de caracterização de lodos, no estudo da correção de pH e da solubilidade de elementos fitotóxicos presentes nas LETAs, na caracterização física de substratos a base de LETE, com foco na elaboração de substratos para as culturas da cana, da alface, do tabaco e da acácia a partir dos três LETES estudados em Gravataí, Rio Grande e Santa Maria (RS).

Também foram apresentados os resultados iniciais dos experimentos de compostagem e carbonização do lodo, os quais poderão ser desenvolvidos produtos de interesse para o mercado de insumos, na forma de material peletizado. Outra possibilidade futura que os estudos demonstraram nas LETAS é a presença de grande quantidade de nutrientes e carbono, entre outras características, capaz de conferir ao lodo potencial de utilização como: matéria-prima para substratos para plantas, condicionadores de solo e composto orgânico/ fertilizantes orgânico.

Foi apresentado o andamento das pesquisas de Zoneamento Ambiental e Cortinamento em ETEs, sendo entregue a primeira publicação Documento 428 – Espécies Vegetais recomendadas para Cortinamento de ETEs na Região Sul do RS.

Participaram do III Seminário o chefe geral, Clenio Nailto Pillon e o chefe adjunto de Transferência de Tecnologia, João Carlos Costa Gomes e os pesquisadores da área de insumos da Embrapa Clima Temperado; pela Fepam, a engenheira Clarisse Glufke e demais engenheiros e técnicos e pela Corsan, o diretor técnico, Antonio Gomes, e o diretor do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento Técnico, Sergio Pereira e demais integrantes da equipe técnica do projeto.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114