Cuiabá | MT 16/04/2024
Agro
Terça, 19 de dezembro de 2017, 06h38

Soluções tecnológicas da Embrapa em exposição na 'Vitrine da Ciência no Meio do Mundo'


Uma amostra do curioso e criativo ambiente da pesquisa em laboratórios, um aplicativo que permite o acesso gratuito a mais de 2 mil áudios com dicas de cultivo agrícola, criação de animais e manejo florestal, distribuição de folders de assuntos técnicos em linguagem acessível e apresentação de soluções digitais para o público infanto-juvenil. Estes são alguns dos atrativos da Embrapa Amapá no evento “Vitrine da Ciência no Meio do Mundo”, que será realizado no Amapá Garden Shopping, das 14h às 20h, com atividades no espaço Nuance (ao lado da loja C&A) e praça de alimentação.

.

O evento é coordenado pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Setec), envolvendo instituições estaduais, federais e privadas de ensino e pesquisa. A programação consta de exposições, oficinas e minicursos, sendo totalmente gratuita.

De acordo com a coordenadora da exposição da Embrapa no evento, Aline Furtado, foram selecionadas tecnologias que colocam o visitante em contato direto com alguns dos resultados gerados pelos estudos da Embrapa em todo o Brasil. “Estaremos mostrando uma caixa de vidro contendo uma coleção de várias espécies de insetos pesquisados pela Embrapa, entre eles a mosca-da-carambola, que é uma praga quarentenária presente somente nos Estados do Amapá e Roraima, e que não pode passar para o restante do País para não comprometer nossa pauta de exportação de frutos. Também temos uma maquete demonstrativa do ciclo de vida completo da mosca-da-fruta, toda feita em estrutura de vidro”. Ainda na amostra entomológica, será apresentado o banco de dados das moscas-das-frutas na Amazônia, com informações inclusive da lista dos hospedeiros da mosca-da-carambola no Amapá, que são caju, manga, taperebá, biribá, ajuru, Licania sp., acerola, muruci, araçá-boi, pitanga, goiaba, goiaba-araçá, ameixa-roxa, jambo-vermelho, carambola, sapotilha (sapoti), abiu, cutiti, tangerina, laranja-da-terra e pimenta-de-cheiro.

Espaço Criança Embrapa – Por meio de TV, smartphone e tablet, focando a apresentação do site Contando Ciência na Web (CCWeb), Minibibliotecas (Estante Virtual) e Programa Embrapa & Escola. Neste ambiente, a equipe da Embrapa estará apesentando o site https://www.embrapa.br/crianca, onde o internauta encontra links de acesso para diversos matérias produzidos em linguagem acessível e adaptada ao público infanto-juventi, como cartilhas, vídeos, jogos e textos.

Outra iniciativa da Embrapa voltada para crianças e jovens é o programa Embrapa & Escola (https://www.embrapa.br/embrapa-escola) , ação que integra instituições de ensino, aproximando cientistas, estudantes e professores para estimular nos jovens o interesse pelo conhecimento científico. São atividades (modalidade de palestras ou visitas monitoradas) que demonstram como a ciência está presente na vida de cada um e destacam a contribuição da pesquisa agropecuária para o desenvolvimento nacional. Ainda no Espaço Criança Embrapa, o visitante poderá ter acesso ao vasto acervo multimídia da Minibiblioteca Virtual (publicações, vídeos e os áudios) da Embrapa para divulgação do conhecimento científico.

Aplicativo Prosa Rural - A Embrapa Amapá vai lançar, na exposição no shopping Garden, o aplicativo Prosa Rural-Prosa Web para o sistema Android. O app está disponível na loja virtual do Google, a Play Store, e possui duas funções que podem ser utilizadas alternadamente, disponíveis para audição, download e compartilhamento do conteúdo. A primeira função reúne todo o acervo do Prosa Rural produzido desse 2004, reunindo mais de 2 mil programas de rádio da Embrapa sobre os variados temas da agropecuária. O conteúdo pode ser selecionado por critérios de região, data ou assunto. A segunda função é a Rádio Embrapa ProsaWeb, que funciona 24 horas por dia com uma seleção do acervo do programa veiculado a cada 20 minutos, e nos intervalos, notícias agropecuárias, entrevistas e, diariamente, pela manhã, a previsão do tempo. O App está disponível somente para Android, com versões superiores a 4.1.2. Acesso ao Play Store: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.prosa.rural

A Embrapa é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Além da pesquisa, a Embrapa também atua com transferência de tecnologias, que são as ações direcionadas a fazer com que os conhecimentos, tecnologias, produtos e serviços cheguem ao conhecimento e uso dos vários públicos por meio de cursos, publicações, feiras e exposições. A sede da Embrapa Amapá fica na Rodovia JK, km 05, em Macapá. Possui três campos experimentais: Mazagão, Fazendinha e km 45 da BR-156). O principal papel da Embrapa Amapá é desenvolver conhecimentos, tecnologias, produtos e serviços para apoiar as políticas públicas federais e estaduais, direcionadas para o uso e conservação dos recursos naturais bem como para o desenvolvimento de atividades agropecuárias, florestais e agroindustriais sustentáveis.

O Amapá Garden Shopping é um dos maiores empreendimentos de lazer, diversão e varejo do estado do Amapá. Está localizado nas proximidades da Embrapa Amapá, na Rodovia Juscelino Kubistchek, onde estão localizados Centro de Incubação de Empresas vinculado à Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Setec), a Universidade Federal do Amapá (Unifap) e laboratórios do Instituto Estadual de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (IEPA).




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114