Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Quarta, 20 de dezembro de 2017, 15h42

Equilíbrio na produtividade e rentabilidade de hortifruticulturas


O mercado de hortifruticultura (HF) engloba muitos produtos alimentícios: manga, banana, batata, cebola, citrus, maçã, mamão, morango, tomate, uva, entre outras. Cada uma possui características fisiológicas específicas, manejo cultural diferente, diversos hábitos de crescimento e demandas nutricionais distintas.

Ter uma qualidade superior e rentabilidade no negócio como um todo é, de forma geral, o mesmo objetivo dos produtores envolvidos com HF. E isso só se torna possível a partir da adoção de estímulos específicos e equilibrados ao longo do desenvolvimento de cada uma das culturas, buscando atender suas demandas fisiológicas para possibilitar atingir o máximo potencial produtivo.

O Programa Construindo Plantas – PCP 360º da Fertiláqua atua nesse sentindo, por meio de tecnologias e serviços, almejando alcançar um solo mais equilibrado, uma planta melhor enraizada e estímulos fisiológicos específicos para cada fase da cultura, levando em consideração cada ciclo do cultivo, do início do desenvolvimento da planta ao final do seu ciclo.

O solo – um dos pilares de conscientização da companha "Somos Solo, Somos Sementes, Somos Mais Produtividade" – requer destaque entre os produtores de HF. Isto porque um manejo correto de solo, que busca revitalização, possibilita maior eficiência no uso dos insumos, dentre eles nutrientes e água, impactando na qualidade dos frutos, o que afeta diretamente a rentabilidade do negócio.

A nutrição da planta é outro fator levado em consideração no PCP 360º da Fertiláqua, torna-se imprescindível ao deixar a planta mais equilibrada e resistente aos estresses bióticos e abióticos, como doenças, pragas, calor, frio e excesso de água.

Logo, estimular cada etapa do desenvolvimento da planta, seja na fase vegetativa, reprodutivo e, ou de enchimento dos frutos, é determinante para se conquistar maior eficiência na produtividade, sustentabilidade e rentabilidade da cultura.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114