Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Domingo, 24 de dezembro de 2017, 14h08

Embrapa recebe moção de aplauso de vereadores por apoiar acessibilidade


Foto: Roque de Jesus

.

A Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), recebeu dos vereadores aracajuanos uma moção de aplauso por sua participação na Semana Aracaju Acessível, realizada em setembro. Iniciativa do vereador Lucas Aribé, a Semana Aracaju Acessível acontece como uma das ações alusivas ao Dia Nacional e Municipal da Pessoa com Deficiência – 21 de setembro.

No documento, a Moção nº 127/2017, endereçada ao chefe-geral da Unidade da Embrapa, Manoel Moacir Macedo, os parlamentares municipais enaltecem a participação da organização nessa ação que visa estimular a reflexão dos aracajuanos sobre as questões de acessibilidade de todos aos espaços públicos.

A data oficializada em Aracaju é resultado da Lei 4.444/2013, de autoria de Aribé, que é cego e há anos milita em favor da causa da inclusão das pessoas com deficiência.

Com o tema ‘A Vez do Pedestre’, a programação agregou dezenas de parceiros públicos, privados e do terceiro setor, e incluiu solenidades oficiais, atividades nos espaços públicos e vivências, rodas de leitura e oficinas sobre inclusão das pessoas com deficiência.

Este ano, a Embrapa levou para a vivência, no Mirante da Treze de Julho, os cheiros, texturas e sabores do Nordeste e do Brasil. Os visitantes do Jardim Sensorial tiveram a oportunidade de ler a publicação em braile intitulada ‘Livro para pescaria com linha de horizonte’, de Paulo Vieira, da Embrapa Amazônia Oriental (Belém, PA).

O espaço teve, também, a exposição de produtos agrícolas pesquisados pela Embrapa para experimentação tátil e olfativa, como erva-doce, alecrim e hortelã, além de grãos como feijão e milho e frutos da terra como caju, coco e cajá. A ideia é que tanto cegos quanto pessoas sem deficiência possam reconhecer de forma lúdica os produtos pela forma, textura e cheiro.

Acessibilidade como valor
A Embrapa é parceira da iniciativa por incorporar como valor o amplo acesso de todos os cidadãos aos conhecimentos que gera. A Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) apresenta todas as adaptações físicas de acesso, mobilidade e estacionamento para cadeirantes, cegos, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção.

O Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da Unidade da Embrapa conquistou, após anos de reivindicações, a instalação de uma faixa de pedestres através da Avenida Beira Mar, oferecendo segurança e acessibilidade a quem atravessa do ponto de ônibus tanto para a Embrapa quanto para a sua vizinha Codevsaf.

Para o chefe-geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Manoel Moacir Macedo, a integração da Unidade à programação da ‘Semana Aracaju Acessível’ enche todos os trabalhadores da empresa de orgulho. “A Embrapa é de toda a sociedade brasileira, sem distinções ou restrições, e é importante que todos possam conhecer, a seu modo, o que ela faz e os produtos que ela gera. Ficamos extremamente gratos e orgulhosos com esse reconhecimento oficial”, afirmou. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114