Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Quarta, 10 de janeiro de 2018, 06h58

Circular Técnica ensina como construir horta urbana de médio porte


.

Uma das demandas recorrentes registradas pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) da Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) diz respeito ao cultivo de hortaliças em pequena escala, mas que envolve espaços maiores que o cantinho da varanda e menores que as áreas voltadas para produção comercial, a exemplo das cultivadas pela agricultura familiar. Como lembrete aos interessados no assunto, as informações podem ser obtidas por meio da Circular Técnica (CT) nº 155, publicada em 2016.

.

A Circular Técnica “Implantação e condução de uma horta de médio porte” trata basicamente de hortas urbanas, como explica a agrônoma Caroline Reyes, uma das autoras da publicação. “A ideia de produzir essa circular veio da constatação dessa falta de informações para um público que não possui propriedade rural, com produção em grande escala voltada para comercialização, mas possui uma área nos fundos de casa, onde deseja produzir hortaliças para consumo próprio, comercializar ou simplesmente disponibilizar o excedente, por exemplo”.

A agrônoma lembra que por algum tempo essa demanda foi de certa forma atendida por um projeto de construção de hortas em pequenos espaços, que previa atividades como oficinas em escolas e shoppings. “Com a conclusão do projeto, ficamos sem ferramentas para levar essas informações, então começamos a discutir a respeito da necessidade de se publicar uma circular para preencher essa lacuna”.

Ela acrescenta que duas publicações, o livro “Hortas em pequenos espaços” (2012) e “Produção de hortaliças para a agricultura familiar (Circular Técnica nº 47), também acessadas via download, foram pensadas a partir dos cultivos em “miniespaços” e naqueles voltados para o plantio comercial, respectivamente. “Com a nova CT, procuramos atender esse espaço intermediário”.

Além de Caroline, a publicação conta com a participação dos pesquisadores Marçal Henrique Jorge (idealizador da proposta), Raphael Melo, Francisco Vilela, Nuno Madeira e do professor Edilson Costa, da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS).

ROTEIRO COMPLETO

A circular alinha, com uma linguagem acessível para todos os públicos, todos os passos para a construção de uma horta, com fotos e desenhos relacionados às etapas que devem ser seguidas, a partir da contextualização sobre as vantagens de consumir de alimentos produzidos em uma horta caseira.

Entre os temas tratados, destaque para os principais fatores que interferem no sucesso de uma horta (mão de obra, área, água); onde e como produzir mudas (sementes e mudas – aquisição, sementeiras, transplantio); tratos culturais (todas as atividades realizadas na horta com o objetivo de facilitar o crescimento e desenvolvimento satisfatórios das hortaliças); adubação, irrigação, controle de plantas daninhas, controle de pragas e doenças; e a importância do escalonamento para garantir a colheita diária, semanal ou quinzenal das hortaliças.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114