Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Sábado, 13 de janeiro de 2018, 07h03

Coopernova e Embrapa formalizam parceria para fomento da pecuária leiteira em MT


Foto: Gabriel Faria
.

A Cooperativa Agropecuária Mista Terranova Ltda. (Coopernova) e a Embrapa Agrossilvipastoril assinaram um contrato de cooperação técnica visando o apoio à pesquisa e o fomento à pecuária de leite na região Norte de Mato Grosso. O acordo tem duração de três anos e prevê a capacitação de técnicos, melhoria genética do rebanho e apoio à pesquisa com sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF).

.

De acordo com o termo assinado, a equipe da Embrapa fará a capacitação da equipe técnica da Cooperativa e acompanhará o trabalho desses profissionais, tirando dúvidas e orientando demandas que surgirem no dia-a-dia de trabalho. O treinamento se dará por meio dos processos de capacitação continuada já conduzidos pela empresa de pesquisa.

A chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agrossilvipastoril, Roberta Carnevalli, explica que metade dos touros girolando de sangue 5/8 nascidos no experimento de ILPF com pecuária leiteira conduzido pela empresa em Sinop serão doados para a Coopernova. A cooperativa irá distribuí-los entre os cooperados, como forma a contribuir com a melhoria do rebanho da região.

O contrato da parceria prevê ainda que a Coopernova comprará todo o leite produzido no experimento de ILPF e disponibilizará um funcionário para atuar no local, auxiliando na ordenha e demais atividades de manejo do rebanho. Diariamente são tirados mais de 500 litros de leite.

De acordo com o termo de cooperação firmado, parte dos recursos da venda do leite será gerido pela própria cooperativa e será utilizado com pequenas despesas de custeio do experimento.

Pecuária leiteira na ILPF

O experimento de ILPF com pecuária leiteira da Embrapa Agrossilvipastoril conta atualmente com 32 vacas girolandas, com grau de sangue entre ¾ e 7/8, em lactação. Os animais estão sendo divididos em três lotes, sendo que um deles ficará numa pastagem sem sombra, outro em piquetes com sombreamento de árvores nas bordas e o terceiro com sombreamento no meio dos piquetes, por meio de renques com linhas triplas de eucalipto.

A pesquisadora Roberta Carnevalli explica que o objetivo principal do experimento será o de avaliar o efeito da sombra na produção leiteira. Entretanto, outros aspectos também serão pesquisados, como a qualidade do leite, sanidade do rebanho, comportamento animal e efeitos na reprodução.

Os bezerros nascidos no experimento ficam em piquetes arborizados com espécies frutíferas, como cajá, caju, acerola e goiaba. Assim, desde cedo os animais têm acesso à sombra das árvores e o produtor que adota o sistema ainda tem uma fonte alternativa de renda com a comercialização das frutas.

O experimento de pecuária leiteira da Embrapa Agrossilvipastoril é também uma das Unidades de Referência Tecnológica de ILPF que contam com apoio da Rede ILPF. Além de possibilitar a coleta de dados científicos, o espaço é usado para a transferência de tecnologias, por meio de dias de campo e visitas técnicas.

Coopernova

Com 30 anos de existência, a Coopernova tem sede no município de Terra Nova do Norte, no Norte de Mato Grosso. Abrange em sua maioria pequenos produtores rurais familiares de toda a região.

A Cooperativa possui um parque agroindustrial para beneficiamento da produção dos cooperados, incluindo indústrias de laticínios, beneficiamento de frutas e uma fábrica de ração e suplementos minerais.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114