Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Sexta, 12 de janeiro de 2018, 13h51

Indea prorroga prazo para cadastro de áreas de produção de sementes salvas


O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) publicou a portaria nº 003/2018, que trata do prazo para cadastro das áreas de produção de sementes para uso próprio. Os produtores rurais que utilizam as chamadas “sementes salvas” podem cadastras as suas áreas, excepcionalmente neste ano, até 15 de fevereiro.

 

“A portaria é importante porque o sistema de cadastro do Indea-MT estava instável e, em muitas unidades, os responsáveis pela área vegetal estavam em férias. Por isso, a associação achou fundamental pleitear esta prorrogação de prazo”, afirma Lucas Costa Beber, 2º diretor administrativo e coordenador da comissão de Defesa Agrícola da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja).

 

Costa Beber avalia que salvar sementes tem vantagens como a garantia da qualidade do produto, pois o agricultor sabe o que está plantando. Há também a segurança de ter a semente na propriedade no momento em que precisar plantar, sem necessidade de aguardar entrega das revendas. E ainda tem variedade que é necessária para a sua área.

 

“Para áreas com determinados tipos de nematoides, por exemplo, há poucas variedades disponíveis no mercado. Com a semente ‘em casa’, o produtor terá mais certeza de que haverá produtividade”, explica o diretor. Além, é claro, de diminuir o custo de produção.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114