Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Domingo, 04 de fevereiro de 2018, 09h55

Embrapa lança nova edição revista e ampliada do Manual de Métodos de Análise de Solo


O lançamento da terceira edição do Manual de Métodos de Análise de Solo (Embrapa, 573 páginas) marca uma extensa atualização e ampliação da obra, contemplando não somente a revisão e atualização das metodologias já constantes das edições anteriores, como também a inclusão de novas metodologias, ampliando o seu escopo de utilização.

.

A nova edição divide as metodologias de análises do solo em cinco áreas de interesse para os laboratórios: análises físicas; químicas; matéria orgânica; mineralogia e micromorfologia.

“O Manual de métodos é uma publicação tradicional da Embrapa, e muito consultada, mais de 400 laboratórios no Brasil seguem seus protocolos na totalidade ou em partes”, diz o pesquisador da Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ) Paulo César Teixeira, um dos editores técnicos da publicação. “Nesta nova edição foram inseridos vários métodos que não estavam contemplados nas edições anteriores. É um livro com protocolos simples e práticos, em sua maioria, e a obra foi pensada de modo que qualquer técnico de laboratório capacitado possa realizar as análises por meio de um passo a passo bem detalhado e completo, a fim de obter resultados confiáveis."

Entre as novas metodologias que foram incorporadas nesta edição estão, por exemplo, as de análise de nitrato e amônio, fósforo remanescente, carbono pelo CHN, morfometria dos grãos de areia, e micromorfologia, dentre outras. Métodos de campo, como o Diagnóstico Rápido da Estrutura do Solo (DRES), utilizado no plantio direto, foram inseridos pela primeira vez no Manual.

Com este livro, pretende-se atualizar a comunidade científica e os laboratórios ligados à Ciência do Solo com métodos analíticos que permitam identificar os principais atributos do solo brasileiro essenciais para o planejamento do uso e manejo mais sustentável contribuindo para a intensificação sustentável da agricultura brasileira.

O trabalho de revisão do manual começou em 2014, envolvendo profissionais da Embrapa e de diversas instituições, totalizando aproximadamente 70 autores.

A terceira edição do Manual de Métodos de Análise de Solo está disponível para download (PDF).




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114