Cuiabá | MT 19/04/2024
Agro
Sexta, 02 de fevereiro de 2018, 07h35

Embrapa apresenta rotas tecnológicas para destinação de animais mortos no Show Rural Coopavel


A destinação correta de carcaças de suínos, aves e bovinos que morrem por causas rotineiras ou catastróficas nas propriedades rurais é um dos destaques da Embrapa Suínos e Aves durante o Show Rural Coopavel, feira que acontece de 5 a 9 de fevereiro em Cascavel-PR. O problema afeta a maioria dos produtores e a preocupação se deve especialmente pela falta de uma regulamentação específica para a remoção e destinação que atenda os aspectos sanitários, ambientais e econômicos.

.

Para auxiliar produtores e órgãos regulamentadores, a Embrapa Suínos e Aves de Concórdia-SC, unidade descentralizada da empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, desenvolve o projeto TEC-DAM (Tecnologias para Destinação de Animais Mortos), que avalia algumas práticas e tecnologias apontadas como rotas tecnológicas, como a compostagem acelerada, a biodigestão anaeróbia, a desidratação, a incineração e a reciclagem industrial de carcaças (chamada de “rendering”) para a produção de farinhas, gorduras, fertilizantes e outros coprodutos de valor agregado. No entanto, essas rotas tecnológicas necessitam uma validação para que possam ser indicadas oficialmente pelos órgãos regulamentadores.

Outro tema apresentado pela Embrapa Suínos e Aves no Show Rural Coopavel é o bem-estar na suinocultura. O assunto envolve toda a cadeia produtiva; do produtor ao técnico, da granja à agroindústria e também os transportadores. Todos em busca da melhoria dos padrões de trato e respeito aos animais. A Embrapa e o Ministério da Agricultura, com a parceria de profissionais e instituições como Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), World Animal Protection (WAP) e Sebrae, elaboraram uma série de documentos e instruções. Foi criado um espaço destinado especialmente ao tema na página da Embrapa Suínos e Aves (embrapa.br/suinos-e-aves/bes), onde todo material (cartilhas, manuais, folders e vídeos) está disponibilizado gratuitamente.

Site especial - A Embrapa disponibiliza um site especial com lançamentos e tecnologias de seus centros de pesquisa que vão estar no Show Rural. O endereço é www.embrapa.br/showrural.

O evento - O Show Rural Coopavel completa 30 anos em 2018. Os organizadores esperam um público de 250 mil pessoas e 1,5 bilhão de reais em negócios durante os cinco dias da feira. O horário de visitação é das 8h às 18h e a entrada é gratuita. Outras informações em www.showrural.com.br.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114