Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Segunda, 05 de fevereiro de 2018, 16h32

Governo entrega 55 mil mudas de Café em Rondolândia


Foto por: Henrique Pimenta
.

A equipe técnica da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf-MT), esteve presente em Rondolândia (a 1.100 km de Cuiabá) nos dias 1º e 02 de fevereiro, para realizar entregas aos cafeicultores do município.

.

A solenidade ocorreu na Câmara Municipal e contou com a presença de autoridades locais, agricultores familiares e o secretário da Seaf, Suelme Fernandes, representando o governador Pedro Taques.

"Entregamos 55 mil mudas de café clonal e assinamos termo de cessão para doar uma picape para a secretaria municipal de agricultura, veículo que será utilizado para atender o pequeno produtor. O Pró-Café é um case de sucesso dentro da Seaf", comentou Suelme.

A comitiva da Seaf, junto da Empaer, Prefeitura visitaram pequenas propriedades que já em 2016, receberam do Estado 25 mil mudas pelo "Pró Café". Estima-se este café plantado produza 100 sacas por hectare.

“Na visita foi possível observar que além do apoio do poder público com mudas de qualidade e veículos para as Secretarias Municipais de Agricultura, por exemplo, a dedicação e o comprometimento dos produtores são fundamentais, principalmente seguindo as orientações dos técnicos que transmitem as práticas ensinadas nas capacitações realizadas com o apoio da Embrapa Rondônia, parceira da Seaf e da Empaer na execução do Pró-Café”, disse o superintendente de assistência técnica da Seaf, George Lima.

Pró-Café

O programa de revitalização da cafeicultura de Mato Grosso, lançado em 2016 pelo governador Taques já entregou 400 mil mudas de café clonal nos municípios do noroeste.

Além disso, foram realizados dois módulos de capacitação para técnicos multiplicadores, já ocorreram repasses financeiros para reestruturação de seis viveiros municipais, 100 toneladas de fertilizantes e 430 toneladas de calcário foram distribuídos, e oito veículos foram cedidos para apoiar as instituições parceiras, como Empaer e Embrapa, na orientação técnica do programa.

Segundo o técnico Tiago Lagares, da Empaer de Rondolândia, que participou das capacitações, o café clonal, que tem sido utilizado no programa, é uma planta clonada de outra planta adulta com bom potencial genético, com produção mais rápida e melhora na qualidade de café.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114