» mais
Comentar           Imprimir
Agronegócio
Quinta, 08 de fevereiro de 2018, 08h32

Revista britânica seleciona artigo sobre LIBS para integrar coleção com pesquisas de excelência


A revista Analytical Methods selecionou o artigo sobre a quantificação de fósforo (P) em fertilizantes utilizando espectroscopia de emissão óptica com plasma induzida por laser (LIBS) para integrar uma coleção que destaca algumas das melhores pesquisas realizadas em institutos da América do Sul no campo da química analítica.

.

O artigo, publicado pela revista em 2016, é assinado por pesquisadores da Embrapa, universidades e um instituto italiano.

“É com satisfação que lhe informo que seu artigo “Quantificação de fósforo em fertilizantes utilizando espectroscopia de emissão óptica com plasma induzida por laser (LIBS): uma metodologia de análise para corrigir efeitos de matriz física” foi selecionado para inclusão nesta coleção”, escreveu Hannah Aitchison, editora de Desenvolvimento da Analytical Methods, editada pela Royal Society of Chemistry, a um dos autores.

A coleção, que será promovida durante o 34º Simpósio Internacional sobre Separações em Microescala e Bioanálise (MSB 2018), a ser realizado de 18 a 21 de fevereiro, no Rio de Janeiro, poderá ser acessada em http://rsc.li/methods-south-america.

O projeto envolvendo a aplicação de LIBS é coordenado pela pesquisadora da Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP), Débora Milori. De acordo com ela, o objetivo do estudo foi desenvolver um método analítico para quantificar fósforo em amostras de fertilizantes orgânicos e inorgânicos utilizando equipamentos com resolução espectral compatível com sistemas LIBS portáteis que pudessem ser instalados em laboratórios móveis ou em cooperativas.

Para o pesquisador Paulino Villas-Boas, que integra a equipe do projeto na Embrapa Instrumentação, fazer a quantificação por métodos convencionais já é um desafio, porque os fertilizantes organominerais precisam passar por um processo de digestão ou por reações químicas, que levam tempo e geram muitos resíduos que necessitam de tratamento para serem descartados. “O projeto desenvolveu um método que permite o sistema LIBS da Embrapa Instrumentação fazer esta determinação sem preparo químico da amostra e independente do tipo de matriz, orgânica ou mineral”, afirma.

O estudo, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Embrapa, avaliou 26 amostras de fertilizantes no experimento, de três tipos principais – cinco de rochas fosfatadas, de diferentes fontes – três de minerais comerciais e 18 de adubos granulados organominerais.

Os pesquisadores concluíram que a técnica LIBS é totalmente viável para ser aplicada para determinação de fósforo em fertilizantes, que é um dos nutrientes mais importantes para a agricultura. “Estamos confiantes de que LIBS pode quantificar vários elementos em fertilizantes de diferentes matrizes com consistência e um erro aceitável, desde que estejam acima do limite de detecção”, diz Débora Milori.

Segundo ela, atualmente o agricultor compra o fertilizante sem saber ao menos se está adquirindo o produto na proporção correta. “Então, ter equipamentos como esse em cooperativas é muito importante”, avalia.

LIBS

A Espectroscopia de Emissão Óptica com Plasma Induzido por Laser (LIBS, na sigla em inglês) analisa a emissão de luz oriunda de átomos e íons em um plasma, os quais foram ejetados da amostra através da interação com um laser de alta energia.

A técnica LIBS foi empregada por ser uma técnica que analisa a amostra com pouca ou nenhuma preparação, é um sistema de ação rápida, com baixo custo e pode analisar vários elementos simultaneamente, enquanto usa uma amostragem da ordem de nanogramas. Outra característica é a sua capacidade de analisar amostras no estado sólido, líquido ou gasoso.

Os sistemas LIBS já são reconhecidos com ferramentas analíticas para utilização laboratorial, não somente por sua capacidade de avaliar qualquer elemento da tabela periódica como também pelo preparo da amostra que pode ser bastante simplificado. No entanto, há pouca literatura quando se trata da aplicação de LIBS aos fertilizantes, se comparada à análise de solo e de plantas.

Além de Débora Milori e Paulino Villa-Boas, assinam o artigo Kleydson S. G. Silva e Gustavo Nicolodelli, também da Embrapa Instrumentação; os professores da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e da Universidade Federal de Uberlândia, Bruno S. Marangoni e Jader S. Cabral, respectivamente; Giorgio S. Senesi, do Instituto de Metodologias Inorgânicas e Plasma, em Bari, na Itália; os pesquisadores da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos – SP), Caroline S. Silva e Ana Rita A. Nogueira; da Embrapa Solos (RJ), Paulo C. Teixeira e Vinicius M. Benites.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

A onda 'não eleja parentes' pode afetar Emanuelzinho Pinheiro?

Afeta pois o pai Emanuel tem várias denúncias por corrupção
Não afeta e segue separado dos problemas do pai
Tanto faz, o povo não não leva a sério o voto.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114